Conheça o spray que transforma qualquer superfície num painel solar


A equipe de Illan Kramer, da Universidade de Toronto, inventou uma técnica que permite ‘pintar’ células solares em superfícies flexíveis.

Ele diz: “Meu sonho é que um dia você vai ter dois técnicos com mochilas dos Caça-fantasmas na sua casa para pulverizar o seu telhado”.

A tecnologia tem por base um material nanotecnológico, composto por minúsculos cristais supercondutores, sensíveis à luz, conhecidos como “pontos quânticos coloidais” (CQD, na sigla em inglês).

Imprimindo-se CQDs numa película faz com que o material possa ser utilizado para revestir quaisquer superfícies, independentemente de seu formato – o que contorna alguns problemas dos conhecidos painéis solares feitos à base de silício, que são rígidos e requerem superfícies planas.

As aplicações da nova tecnologia são incontáveis: lataria de automóveis, fuselagem de aviões, telhados, e quaisquer dispositivos que requeiram energia elétrica – até mesmo celulares e tablets poderiam ser revestidos com o novo material.

A expectativa é de que o material possa baratear e facilitar a instalação de dispositivos para captação de energia solar, popularizando seu uso.

Calcula-se que o teto de um carro revestido pelo material seja uma superfície suficiente para fornecer energia para três lâmpadas incandescentes de 100 Watts cada, ou 24 lâmpadas fluorescentes.

O equipamento para aplicação do material, que ainda não é portátil, foi construído pela equipe usando peças fáceis de encontrar e com valor acessível.

Leia também: SolaRoad: na Holanda a primeira ciclovia solar do mundo

Fonte imagem: Luiz Gustavo Leme




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...