10 lindos parques urbanos no mundo


Em geral, os centros urbanos são alvo de crítica por parte de ecologistas por conta de, em geral, se tratarem de ambientes pouco sustentáveis, ou em que materializariam o comportamento predatório do homem sobre a natureza. Mesmo quem preferiria viver no campo, as vezes, por tantas razões, se vê obrigado a encarar a vida na metrópole.

Mas para o nosso alívio, a maioria das cidades possui um parque, alguns são um verdadeiro refúgio do caos urbano.

Listamos alguns deles. Confira!

A lista prestigia ambientes repletos de beleza, que podem garantir momentos de relaxamento e contato com a natureza, no coração de alguns dos principais centros urbanos do planeta.

1. Jardins de Luxemburgo

Localizado na capital francesa, Paris, está bem no Palácio de Luxemburgo – a sede do Senado da França, é uma das principais atrações do turismo parisiense. Nos Jardins há um lago, diversas fontes de água e árvores cortadas simetricamente, além de canteiros de flores que proporcionam cores especiais ao local. Um plus é o fato de o jardim se fazer às vezes de galeria de arte a céu aberto, apresentando coleções do século XVI e esculturas.

fonte foto: diretodeparis.com

2. Jardins do Bom Retiro

A cidade de Madri, na Espanha, nos traz esse que é um dos mais belos parques que se tem notícia no mundo. Repleto de monumentos e esculturas, um lago, galerias, o que o transforma, sem muito esforço em uma das principais opções do turismo madrilenho. Esse parque era de propriedade dos monarcas espanhóis até fins de século XIX, até ser transformado em patrimônio público.

fonte foto: wikipedia.org

3. Parque Ibirapuera

O principal respiro da capital paulista, inaugurado em 1954, é o amor incondicional dos paulistanos e de quem visita São Paulo. Prova disso, é o fato de receber cerca de 14 milhões de turistas anualmente. Com projeto do arquiteto Oscar Niemeyer e de Burle Marx à cargo do paisagismo, conta com muitas atrações culturais e naturais, que vem a reconfortar e revitalizar as pessoas que estão estressadas, com a vida corrida na maior cidade brasileira.

fonte foto: wikipedia.org

4. Villa Borghese

Com seus 80 hectares de espaço verde, o terceiro maior parque público da capital italiana, Roma, abriga diversos museus, entre eles a Galeria Borghese que contém famosas obras do pintor Caravaggio, como o Rapaz com Cesto de Frutas, além da Casa de Cinema, a Casinha de Raffaello e o Bioparco. Além de lagos, áreas verdes de diferentes tipos de jardinagem e paisagismo e edificações antigas, a Villa Borghese também faz exposições de arte ao ar livre, sendo um dos parques preferidos dos romanos e dos turistas que visitam a Cidade Eterna.

fonte foto: cosafarea.it

5. Kings Park

Esta joia, localizada na cidade australiana de Perth, se trata de uma belíssima mistura entre jardim botânico e parque. Detém vistas panorâmicas do Rio Swan e de Darling Range, se revelando lar para 80 espécies de aves e 300 de plantas nativas. A atração que reúne 5 milhões de pessoas todos os anos, apresenta centros turísticos como o Memorial de Guerra, um reservatório de água e o Royal Kings Park Tennis. As ruas detêm placas individuais, que são dedicadas a homens e mulheres que foram vitimados em cada uma das Guerras Mundiais.

fonte foto: wikipedia.org

6. High Line Park

Este parque inigualável Nova York é um jardim suspenso, erguido onde antes abrigava uma antiga linha férrea da cidade. Foi aberto em 2009 tornando-se rapidamente um exemplo mundial de projeto urbanístico sustentável. Este espaço verde é ornamentado com bancos de madeira cheios de elegância e uma pista para pedestres. Lugar ideal de relax e de pausa para a confusão da cidade 24 horas mais querida dos metropolitanos.

fonte foto: urbansplatter.com

7. Millennium Park

Inaugurado em Chicago, nos EUA, em 2004, é um dos maiores parques públicos, bem como uma vitrine para a arquitetura pós-moderna. Nasceu de uma ideia ambiciosa do prefeito de Chicago, Richard M. Daley. É um importante centro cívico e um marco importante da cidade do Lago Michigan, sendo uma das áreas que mais se valorizou na cidade, por sua beleza e organização.

fonte foto: wikipedia.org

8. Central Park

Nova York é a metrópole por excelência. Sonho de destino de muita gente que adora a loucura da cidade grande, shoppings e 24 horas de lazer. Mas, até mesmo o maior fã metropolitano precisa de um espaço verde para chamar de seu, e o Central Park é, afinal, uma grande homenagem ao cidadão metropolitano, permanentemente convidado a desacelerar de seus afazeres e darem um tempo do caos em que vivem.

fonte foto: wikipedia.org

9. Garden of The Gods

Parte integrante do estado do Colorado, nos EUA, trata-se de um local que faz jus a seu pomposo título – Jardim dos Deuses – são 300 milhões de anos de história geológica formidável, o que revela uma paisagem absolutamente fantástica, com rochas vermelhas e rosas, com formatos absolutamente belos – esculpidos pela ação da natureza. Excelente pedida para quem gosta de esportes como caminhadas, bike, escaladas e cavalgadas.

fonte foto: wikipedia.org

10. Stanley Park

Localizado em Vancouver, no Canadá. É um oásis e foi o primeiro parque dessa área urbana, contando com 400 hectares recobertos por florestas nativas, que detêm vistas panorâmicas cortadas por montanha e lagos, tudo isso a céu aberto. Pode-se fazer trilhas, conhecer belíssimas praias e a fauna canadense, bem como diversos pontos culturais e históricos.

fonte foto: wikipedia.org

Gostou? No Brasil e no mundo, temos muitos parques maravilhosos que não caberiam em uma lista de 10. Esta foi apenas uma pequena amostra onde você pode acrescentar, inclusive, o parque da sua cidade. Afinal, nós amamos parques!

Talvez te interesse ler também:

FALTAM MUITOS RECURSOS AOS NOSSOS PARQUES NACIONAIS

COMO AS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PODEM INFLUENCIAR NA DIMINUIÇÃO DA POBREZA?

MAIS VERDE NAS CIDADES REDUZ… A CRIMINALIDADE!




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...