Selo Origens Brasil® de transparência e respeito à produção nativa brasileira


O selo Origens Brasil®, lançado no último 22 de março, foi criado para dar maior transparência às cadeias produtivas da floresta, respeitando suas origens e forma de fazer, vinculando cada produto à população tradicional que o origina. Dessa maneira busca-se reconhecer, divulgar e respeitar os Territórios de Diversidade Socioambiental, como o Xingu, e protegendo suas origens e produtores no mercado de venda.

O que é, afinal, esse selo Origens Brasil®

selo brasil origens 2

A necessidade foi a de se criar um distintivo para os produtos nativos e de comunidades tradicionais, com seus valores diferenciais de origem, cultura, tradições. O selo foi criado pelo Instituto Socioambiental – ISA e pelo Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola – Imaflora, para responder à essa necessidade.

E o que são os Territórios de Diversidade Socioambiental, você sabe?

Segundo a , os Territórios de Diversidade Socioambiental são as “macro baciais hidrográficas (Ribeira, Xingu, Rio Negro, Amazônica) identificadas como territórios de diversidade socioambiental relevantes para a conservação, uso sustentável e repartição de benefícios da biodiversidade”.

Como funcionará o Origens Brasil®?

selo brasil origens 4

Origens Brasil® deverá ser aplicado em diversos territórios e inicialmente, no Território do Xingu, pela sua dimensão e importância. O corredor do Xingu tem 26 milhões de hectares em áreas protegidas, atravessando os biomas Amazônia e Cerrado, do Mato Grosso ao Pará, onde habitam comunidades tradicionais extrativistas e povos indígenas, que falam 27 idiomas. O Xingu é um mundo, como se vê!

Também foi criada uma plataforma digital que conterá as informações relacionadas pelos produtores e que, através do código Quick Response Code contido no selo Origens Brasil® indica ao consumidor o local de origem da matéria prima e todas as informações pertinentes aos povos produtores (local, materias primas usadas, cultura originária, etc). Neste projeto estão alinhadas algumas grandes empresas brasileiras como a Wickbold e a Rede Pão de Açúcar (Programa Caras do Brasil), a Firmenich (aromas e fragrâncias) e a Mercur (borracha). Estas parcerias têm aumentado as garantias de compra dos produtos nativos em contratos de longo prazo, possibilitado um esquema de transferência tecnológica, o pagamento de preços justos e a quebra do circuíto de atravessadores já que se dá por negociação direta com os povos do Xingu.

A estrutura do Origens Brasil®

selo brasil origens 3

O Origens Brasil® possui um estrutura de governança que permite dar credibilidade e independência à iniciativa, permitindo a participação dos diferentes públicos em seu aperfeiçoamento.

O Imaflora administra com sua experiência de certificador e ampliou essas ferramentas para as populações extrativistas e povos indígenas na Amazônia, conta Patrícia Cota Gomes, coordenadora da iniciativa.

Leia também:

ARTESANATO COM PRODUTOS DA MATA BRASILEIRA: É PRECISO CRIAR REGRAS!

Fonte e fotos:




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...