Comida em troca de lixo: Índia inaugura o primeiro ‘café de lixo’, onde a refeição é paga com plástico


Um restaurante onde você pode comer uma farta refeição pelo preço de um quilo de plástico ou tomar café da manhã com um quilo de garrafas coletadas na rua. O primeiro “Garbage Cafe” será inaugurado na próxima semana, no município indiano de Ambikapur. Lá, os pobres, as pessoas em situação de rua e os catadores poderão receber comida de graça em troca de lixo.

“Todo mundo está convidado a doar plástico. O café será administrado principalmente por mulheres e os preparativos estão a todo vapor!”, contou o prefeito da cidade à Fundação Thomson Reuters na quarta-feira passada.

A iniciativa fortemente desejada pela administração municipal tem o duplo objetivo de reduzir tanto a fome quanto os resíduos plásticos na cidade:

“O gerenciamento de resíduos sólidos da Corporação Municipal de Ambikapur vem obtendo sucesso e limpando a cidade. Nós elaboramos uma nova ação: se alguém trouxer um quilo de plástico, receberá um almoço grátis; com  meio quilo de plástico, eles terão café da manhã gratuito. Nós demos a isso o nome de “Café do Lixo”, disse o prefeito de Ambikapur, Ajay Tirkey.

O prefeito afirmou que a iniciativa se insere em um programa mais amplo de coleta de lixo de porta-em-porta, que já vem sendo realizado e que começar a dar frutos ao livrar a cidade de resíduos. Além disso, desde que a iniciativa foi implementada, a cidade tem ganhado cerca de 1,2 milhões de rúpias (cerca de 19 mil euros) por mês com a venda de plástico e papel reciclado à empresas privadas.

comida troca lixo india 2

O Garbage Cafe, inspirado em cafés similares que foram abertos em países como o Camboja e a Bélgica, visa coletar e eliminar o plástico das ruas e dos aterros sanitários e reutilizá-lo para construir estradas e outras infraestruturas em plástico reciclado.

A iniciativa foi recebida com entusiasmo pelos habitantes de Ambikapur, convencidos de que a cidade se tornará mais limpa depois dela. Também porque os catadores entregavam o lixo coletado a particulares em troca de dinheiro. Agora, recebem comida de graça, entregando o material coletado ao governo.

Todos felizes, em suma?

Na verdade não: a iniciativa tem sido severamente criticada pela oposição, convencida de que está fadada ao fracasso.

De acordo com essa iniciativa, o catador ganharia um almoço grátis por um quilo de plástico e um café da manhã por meio quilo. Mas, atualmente, um homem recebe 20 rúpias em troca de um quilo de plástico. O esquema proposto oferece o equivalente a 1 rúpia por quilo de plástico. “A iniciativa logo fracassará”, disse Janmajay Mishra, líder da oposição.

Talvez te interesse ler também:

ESTE BARCO FEITO DE CHINELOS RECICLADOS ESTÁ LIMPANDO O QUÊNIA DO PLÁSTICO

A PRIMEIRA CICLOVIA DO MUNDO FEITA DE PLÁSTICO RECICLADO DO LIXO

EM LONDRES O ASFALTO É FEITO DE PLÁSTICO RECICLADO (RESISTENTE E REDUZ BURACOS)




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...