Mais verde nas cidades reduz….a criminalidade!

Mais verde nas cidades reduz a criminalidade

Cidades mais seguras? Basta aumentar o verde urbano! Ao contrário do que se poderia crer, parques e árvores nos nossos bairros, se bem cuidados, podem abaixar as taxas de alguns tipos de crimes, como agressão, assalto e roubo. É o que emerge de um estudo da Temple University da Filadélfia, publicado na revista Landscape and Urban Planning.

“Existe um princípio antigo, em particular no planejamento urbano, que leva a não se desejar um alto nível de vegetação na cidade, vinculando isso ao favorecimento da atividade criminal, a ajuda em uma eventual fuga ou esconderijo de um criminoso”, declarou Jeremy Mennis, professor associado de Geografia e Estudos Urbanos da Temple.

Ao contrário, o fato é que o "verde", se bem cuidado, pode haver um efeito supressor sobre a criminalidade. Havendo estabelecidos os controles básicos para outros fatores socioeconômicos relacionados ao crime, como a pobreza, a educação e a densidade populacional, Mennis examinou os dados sobre a criminalidade e a vegetação, utilizando para estes últimos, imagens de satélite. Descobriu assim, que a presença de plantas, árvores e arbustos está associada a taxas de criminalidade mais baixas na Filadélfia, particularmente assaltos e agressões.

O autor pressupõe que este efeito se deva ao fato de que o verde favorece a interação social e a supervisão da sociedade nos espaços públicos, além de ter um efeito calmante, reduzindo assim os precursores psicológicos para atos violentos. Estes resultados oferecem provas para os planejadores urbanos, de que o verde deveria ser sempre incluso em projetos de praças, bairros e complexos habitacionais. E que ainda, deveria ser inserido nas estratégias de prevenção ao crime.

Será que o resultado deste estudo poderia ser aplicado ao nosso país?