Morango Branco - você conhece o morango com sabor de abacaxi?

morango-branco

Morangos de cor branca, com sementes vermelhas, são plantas híbridas, cultivares trabalhados seletivamente, a partir de espécies muito antigas, quase extintas. Os morangos brancos têm aroma e sabor parecido ao abacaxi.

Esta espécie, dizem os entendidos, existia na natureza até 1700, no Chile. Foi levada para a França e não obteve aceitação do mercado para seu cultivo apesar de ser bem mais resistente às pragas agrícolas do que as outras variedades de morango que conhecemos.

Por esta razão seu cultivo não foi incentivado e o morango branco quase se perdeu na história.

Em 2009, o morango de cor branca com sabor de abacaxi foi recuperado, por criação seletiva, como híbrido da Fragaria chiloensis e da Fragaria virginiana, duas espécies originárias do continente americano. O primeiro cultivo comercial aconteceu na Holanda e Bélgica, em 2010. O nome científico deste cultivar é Fragaria x ananassa.

Este morango também é chamado de Pineberry, por seu sabor e aroma. Ele é menor do que o morango comum, resistente a doenças mas, sua produção ainda não é rentável já que feita a pequena escala, produzir bagas pequenas e serem plantas de baixo rendimento. Portanto, o seu preço no mercado é bastante caro.

Como plantar morango branco

Mas, como todo morango, o morango branco é fácil de se manter, desde que você tenha um solo fértil, bem drenado, umidade suficiente e os cuidados que já indicamos aqui neste outro artigo aqui:

setaMORANGO NA JANELA - JÁ PENSOU EM PLANTAR?

E, como todo morango, o morango branco tem ótimas qualidades nutricionais.

Especialmente indicado para você:

setaMORANGO: 10 RAZÕES PARA COMER MAIS E MAIS

setaABACAXI É BOM PARA A DIGESTÃO, E NÃO SÓ