Curiosidades sobre o tatu-bola Fuleco

o tatu-bola Fuleco

Você soube que grupos ambientalistas brasileiros lançaram uma força-tarefa para salvar o tatu-bola, mascote da Copa do Mundo de 2014, que está sob risco de extinção. Você conhece o Fuleco?

Proteção ao tatu-bola

Liana Sena, uma das coordenadoras da Associação Caatinga, argumenta que o risco de extinção do tatu-bola é devido ao intenso desflorestamento e à caça em seu habitat naturala caatinga nordestina – porque sua carne é muito apreciada na região.

O projeto pretende, como primeiro passo, fazer um mapa da população desses animais e sua distribuição geográfica. A seguir, então, serão tomadas medidas de criação de unidades de conservação para o tatu-bola e apresentar aulas de educação ambiental em escolas.

O tatu-bola como mascote da Copa

Esses riscos foram justamente algumas das razões que levaram o animal a ser escolhido como mascote da Copa do Mundo; outro motivo, o mais óbvio, é que, quando assustado, fica enrodilhado, transformando-se em uma pequena bola, capaz de caber na palma de uma mão, ou seja, se parece com uma bola de futebol.

Sua carapaça protege o tatu-bola de seus predadores naturais, como onças e raposas, mas acaba mesmo sendo presa fácil para caçadores, pelo fato de não cavarem buracos para se esconder.

Liana afirmou: “Esperamos que o mascote da Copa do Mundo ajude a sociedade e o governo a se tornar mais atentos à importância de salvar o tatu-bola e seu habitat natural da extinção(...) Esperamos que nosso projeto tire o tatu-bola da lista de espécies ameaçadas em até 10 anos.” Se a velocidade de mortes de tatu-bola continuar, o mesmo estará extinto em 5 décadas.

A identidade ambígua do mascote da Copa

O mascote leva as cores da bandeira brasileira - o tatu-bola é amarelo, com shorts verdes e carapaça e rabo azuis, vestindo-se com uma camisa branca estampada com as palavras Brasil 2014.

O nome do mascote “Fuleco”, se origina, segundo os organizadores do evento, da junção entre futebol e ecologia. Entretanto, há uma ironia. O verbo fulecar está incluso em todos os nossos dicionários e é um termo referente à “perder todo o dinheiro em um jogo”. Seria isso um mau sinal?

Leia também:

setaABAIXO-ASSINADO FULECO: PETIÇÃO PEDE A CRIAÇÃO DO PARQUE NACIONAL DO TATU-BOLA

setaMAIS DE 160 MIL ASSINATURAS FORAM ENTREGUES AO ICMBIO PELA CRIAÇÃO DO PARQUE DO TATU-BOLA

setaALGUÉM VIU O MASCOTE DA COPA POR AÍ?

Fonte foto: metatube.com