Maravilhosos e perigosos: os animais mais venenosos do planeta


Há animais que escondem em sua beleza muitos perigos. Conheça algumas das espécies animais mais venenosas do planeta, mas tendo em conta que na natureza nada é por acaso.
Tudo segue um ciclo natural de morte e vida que equilibra os ecossistemas. Apesar de alguns animais serem venenosos, nunca mate-os ou maltrate-os. O veneno é a defesa natural desses animais e alguns deles são até estudados devido aos seus benefícios para o homem.

Phyllobates terribilis

venenosos phyllobates terribilisfoto: wikipedia

É uma espécie de anfíbio consagrada como sendo o vertebrado mais venenoso do planeta. Seu veneno é capaz de matar várias pessoas. Mais de 100 toxinas foram identificadas nesse sapo, sendo a mais poderosa a homobatracotoxina, um composto químico mortal cujo único sintoma é a falência múltipla dos órgãos. É uma espécie endémica da Colômbia.

O mesmo veneno (embora em concentração menor) pode ser encontrado nas penas do Pitohui, um pássaro venenoso encontrado na Nova Guiné.

Vespa-do-mar (Chironex fleckeri)

venenoso chironex fleckeri

foto: britannica

É uma espécie de cnidário marinho que pertence à classe dos cubozoários. Embora essa medusa tenha o aspecto delicado, ela esconde um veneno mortífero, podendo matar uma pessoa em poucos minutos. A quantidade de veneno que carrega é suficiente para matar 60 humanos adultos. Seus tentáculos podem, ainda, causar ferimentos letais em banhistas.

As vespas-do-mar vivem nas águas da costa da Austrália, Nova Guiné, norte das Filipinas e o Vietnã.

Conus geographus

venenosos conus geographicus

foto: wikipedia

O veneno desta espécie é extremamente tóxico e capaz de matar um homem, pois contém centenas de diferentes toxinas (conotoxinas, conantochine, etc) de ação prevalentemente neurotóxica. Acredita-se, porém, que algumas toxinas presentes no veneno deste molusco possam ter grande potencial terapêutico, particularmente como analgésicos, sendo 10.000 vezes mais potente que a morfina.

Leiurus quinquestriatus

venenosos leiurus quinquestriatus

foto: wikipedia

Cobras e escorpiões costumam sempre aparecer em listas de animais peçonhentos. E, como era de se esperar, este espécie de escorpião é conhecida como “perseguidor da morte”. Esse aracnídeo, que não mede mais de 11 cm, vive nos desertos do Oriente Médio. Alguns testes indicam que, com apenas 0,25 mg de veneno, esse escorpião consiga matar um rato de 1 kg.

Outra dado interessante é que esta espécie pode ter o veneno empregado no tratamento de tumores cerebrais, devido ao seu veneno conter clorotoxina.

Hapalochlaena maculosa

 

venenosos hapalochlaena maculosa

foto: flickr

Conhecido como polvo-de-anéis-azuis, esta espécie é linda com seus visíveis anéis azuis brilhantes e mede apenas 12 cm. Seu hábitat é a costa da Austrália.

O seu veneno é uma grande mistura de compostos tóxicos conhecidos como tetrodotoxina. Ele é capaz de matar em poucos minutos, com a quantidade de veneno de sua mordedura, vinte pessoas ou um animal do tamanho de um búfalo, com cerca de 1200 Kg. Por sorte, os acidentes com humanos são raríssimos, pois não há antídoto para o veneno deste polvo.

Talvez te interesse ler também:

DIFERENÇAS ENTRE ANIMAIS PEÇONHENTOS E ANIMAIS VENENOSOS

COMO EVITAR E TRATAR PICADA DE ESCORPIÃO

ONDE ESTÃO OS 10 MAIORES INSETOS DO MUNDO?

QUAIS SÃO AS COBRAS MAIS VENENOSAS DO MUNDO?




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...