As provas de que a Amazônia está morrendo por causa do desmatamento (FOTOS)

  • atualizado: 
desmatamento amazonia

A Amazônia está morrendo devido ao desmatamento e o governo não está fazendo o suficiente para proteger uma das áreas mais importantes do planeta para a biodiversidade.

Novas imagens testemunham a gravidade da situação que está ameaçando cada vez mais a floresta amazônica.

O Greenpeace foi ao local para documentar o que vem acontecendo e para alertar sobre o risco que estamos correndo. O governo brasileiro pretende apresentar ao Congresso uma proposta para reduzir as Unidades de Conservação (UC) - uma ferramenta poderosa contra a destruição da floresta. A ideia é eliminar 1 UC e reduzir a área de outras 4.

Por que o Brasil não faz nada, ou não faz o suficiente, para salvar a floresta? Segundo o Greenpeace, a proteção dessas áreas é visto como um obstáculo ao desenvolvimento econômico.

"Ao reduzir as Unidades de Conservação, o atual presidente, Michel Temer, incentivaria a destruição da floresta e trairia aqueles que trabalham para preservá-la. Reduzir essas áreas protegidas em um momento em que o desmatamento começou a subir significa propor o oposto do que é necessário agora ao Brasil para lutar contra a destruição das florestas. Agora mais do que nunca, é importante pressionar o governo a parar esta proposta e voltar a reduzir o desmatamento", explicou Cristiane Mazzetti, da campanha Amazônia do Greenpeace Brasil.

desmatamento amazonia 1

desmatamento amazonia 2

desmatamento amazonia 3

desmatamento amazonia 4
O estado do Amazonas possui a maior área contínua de floresta amazônica, e há ainda muitas áreas de floresta intacta. Se tais área forem destruídas, muitos benefícios ambientais para o planeta estariam perdidos. Apenas em 2016, o desmatamento no Estado do Amazonas cresceu 54% em relação ao ano anterior.

desmatamento amazonia 5

desmatamento amazonia 6

desmatamento amazonia 7

Fonte fotos: Greenpeace

As imagens capturadas pelo fotógrafo Daniel Beltra do Greenpeace mostram grandes áreas de floresta em perigo, com a evidência da presença de atividades humanas, como a extração do ouro e a construção de estradas. Ao redor das Unidades de Conservação, também existem vestígios de desmatamento recente e algumas áreas também recentemente queimadas, provavelmente, para abrir espaço para novas explorações pecuária, industrial ou madeireira.

A criação das Unidades de Conservação foi um passo importante na luta para a preservação da floresta Amazônica. Entre 2005 e 2012 estas áreas ajudaram a reduzir a taxa de desmatamento e, se o Governo quiser reduzir ou cancelar alguma delas, teme-se que a corrida pelo, falso deve-se dizer, desenvolvimento econômico, coloque ainda mais em perigo uma das áreas-chave para a sobrevivência do planeta.

Especialmente indicado para você:

BURGER KING, REI DO DESMATAMENTO: NOVO ESTUDO E PETIÇÃO

INDONÉSIA PASSA O MANEJO FLORESTAL PARA AS MÃOS INDÍGENAS: VITÓRIA!

JUSTIÇA DERRUBA LICENÇA DA BELO SUN. NOSSO OURO NÃO TEM QUE IR PRO CANADÁ!

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!