A magia da música de Einaudi para salvar o Ártico

  • atualizado: 
Ludovico Einaudi no Artico

Que espetáculo o Pólo Norte! E que espetáculo um músico tocando seu piano entre as geleiras do Ártico! Ele é Ludovico Einaudi e essas são as notas do seu inédito "Elegy for the Arctic" (vídeo abaixo).

Mas o que aconteceu? Aconteceu que, há duas semanas, o navio do Greenpeace Arctic Sunrise deixou a Holanda com uma carga muito especial: as vozes de oito milhões de pessoas. Um apelo assinado onde se pede aos governos para salvarem o Ártico das perigosas explorações como a perfuração para extração do petróleo e a pesca destrutiva.

Os motivos do apelo todos sabemos: a biodiversidade única do lugar está em risco, a vida selvagem incluindo ursos polares, narvais e raposas árticas estão em ameaça de extinção e o temor às gerações futuras porque o Ártico regula o clima na Terra.

E em Svalbard, Noruega, a porta da Europa para o Ártico, no Arctic Sunrise subiu a bordo um hóspede especial, o famoso pianista e compositor Ludovico Einaudi e, com ele, um maravilhoso piano de cauda.

artico ludovico einaudi

E foi assim que Einaudi criou uma performance única na geleira de Wahlenbergbreen, à direita nas Ilhas Svalbard, juntando-se ao apelo pela para a defesa do Ártico.

"O Ártico não é um deserto, mas um lugar cheio de vida - disse Ludovico Einaudi - eu pude ver com meus próprios olhos a pureza e a fragilidade desta área maravilhosa, e interpretar a minha composição inspirado pela sua beleza e pelas ameaças que o Ártico sofre como resultado do aquecimento global. Precisamos entender a importância do Ártico para protegê-lo antes que seja tarde demais."

artico einaudi gelo

O “espetáculo” incomum foi realizado na véspera de uma importante reunião da OSPAR, a comissão internacional que supervisiona a conservação do Atlântico Nordeste, e que nestes dias pode decidir sobre a criação de uma área protegida de mais de 226.000 quilômetros quadrados nas águas internacionais do Oceano Ártico, para uma área do tamanho da Grã-Bretanha.

Um processo de aprovação que, entre outras coisas, os governos da Noruega, Dinamarca e Islândia estão tentando obstruir quando, não precisa muito para perceber que o aquecimento do Ártico como um ecossistema único, tem repercussões para o clima em toda a Terra. Por que brincar com nossos destinos?

Então você também pode assinar aqui a petição para salvar o Ártico!

Talvez te interesse ler também:

MASSACRE DE FOCAS NO ÁRTICO: CULPA DO CALOR EXTREMO

SHELL DESISTIU DE EXPLORAR PETRÓLEO NO ÁRTICO – ATÉ QUANDO?

O URSO-POLAR DESNUTRIDO: AS TERRÍVEIS CONSEQUÊNCIA DO DERRETIMENTO DO GELO

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!