Fungos que podem destruir a Monsanto: são potentes pesticidas naturais (VÍDEO)


A Monsanto tem um novo e inesperado inimigo…um tipo de fungo! O micólogo Paul Stamets descobriu um tipo de fungo que age como um verdadeiro pesticida natural contra insetos indesejáveis. Fala-se de um micopesticida.

De acordo com o especialista, este fungo poderia destruir a indústria dos pesticidas e ajudar a salvar a agricultura e o ambiente. Na prática, quando os insetos comem este fungo, tornam-se mumificados.

Quando a família do micólogo teve problemas com formigas, o especialista decidiu procurar a solução entre os fungos entomopatogênicos (fungos capazes de parasitar insetos, matando-os ou incapacitando-os).

fungo pesticidas 1

A armadilha para as formigas preparada com este tipo de fungo funcionou em uma semana sem precisar recorrer ao uso de pesticidas comuns ou inseticidas.

fungo pesticidas 2

Mas o uso de fungos como pesticidas naturais (biopesticidas) poderia realmente tornar-se uma ameaça para as empresas que produzem inseticidas/pesticidas? Talvez a indústria dos pesticidas decida-se por renovar-se e voltar-se para os remédios naturais do passado para não perderem os seus ganhos?

fungo pesticidas 3

Considerados seguros para o ambiente por serem agentes de mortalidade natural, existe interesse na utilização e manipulação de fungos entomopatogênicos no controle biológico de pragas. E já existem no mercado produtos feitos de diferentes espécies deste tipo de fungo, como a Beauveria bassiana e a Lecanicillium Sp.

Veja o vídeo de Paul Stamets sobre o uso de fungos como biopesticidas em um Ted Talk:

Leia mais sobre agricultura:

OGM E AGROTÓXICOS: UM ESTUDO REVELA OS IMPACTOS DA CULTURA GENETICAMENTE MODIFICADA

BANANAS ESTARIAM MESMO EM EXTINÇÃO?

AGROTÓXICOS: LIGAÇÃO EPIDÊMICA COM CÂNCER NO BRASIL




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...