Fungos que podem destruir a Monsanto: são potentes pesticidas naturais (VÍDEO)

  • atualizado: 
fungo-biopesticida

A Monsanto tem um novo e inesperado inimigo…um tipo de fungo! O micólogo Paul Stamets descobriu um tipo de fungo que age como um verdadeiro pesticida natural contra insetos indesejáveis. Fala-se de um micopesticida.

De acordo com o especialista, este fungo poderia destruir a indústria dos pesticidas e ajudar a salvar a agricultura e o ambiente. Na prática, quando os insetos comem este fungo, tornam-se mumificados.

Quando a família do micólogo teve problemas com formigas, o especialista decidiu procurar a solução entre os fungos entomopatogênicos (fungos capazes de parasitar insetos, matando-os ou incapacitando-os).

fungo pesticidas 1

A armadilha para as formigas preparada com este tipo de fungo funcionou em uma semana sem precisar recorrer ao uso de pesticidas comuns ou inseticidas.

fungo pesticidas 2

Mas o uso de fungos como pesticidas naturais (biopesticidas) poderia realmente tornar-se uma ameaça para as empresas que produzem inseticidas/pesticidas? Talvez a indústria dos pesticidas decida-se por renovar-se e voltar-se para os remédios naturais do passado para não perderem os seus ganhos?

fungo pesticidas 3

Considerados seguros para o ambiente por serem agentes de mortalidade natural, existe interesse na utilização e manipulação de fungos entomopatogênicos no controle biológico de pragas. E já existem no mercado produtos feitos de diferentes espécies deste tipo de fungo, como a Beauveria bassiana e a Lecanicillium Sp.

Veja o vídeo de Paul Stamets sobre o uso de fungos como biopesticidas em um Ted Talk:

Leia mais sobre agricultura:

OGM E AGROTÓXICOS: UM ESTUDO REVELA OS IMPACTOS DA CULTURA GENETICAMENTE MODIFICADA

BANANAS ESTARIAM MESMO EM EXTINÇÃO?

AGROTÓXICOS: LIGAÇÃO EPIDÊMICA COM CÂNCER NO BRASIL

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!