Informar-se

Desmatamento na Amazônia aumentou ainda mais em 2016

Desmatamento
  • Escrito por Gisella Meneguelli

Os últimos estudos sobre o desmatamento na Amazônia vêm demonstrando como ele aumentou nos últimos anos. Em 2015, o Instituto de Pesquisas Espaciais (Inpe) já havia divulgado que o aumento no desmatamento da floresta amazônica foi de 24%. Em 2016, as taxas aumentaram ainda mais: 29%.

Veterinários apoiam uso de canabidiol em animais

canabidiol em animais
  • Escrito por Felipe Chaves

Com a aprovação da Proposition 64 que libera o uso recreativo de maconha na Califórnia, empresas farmacêuticas têm visto uma oportunidade ímpar de ampliar sua área de atuação fabricando medicamentos à base de canabidiol para animais. Embora o assunto ainda seja eivado de tabu, veterinários garantem a eficácia do elemento.

Após Havaí, Califórnia também proíbe sacolas plásticas

sacolas plásticas
  • Escrito por Felipe Chaves

Após a proibição de sacolas plásticas no estado americano do Havaí ano passado, agora é a vez da Califórnia abolir um dos símbolos mais poluentes do capitalismo contemporâneo. Com 52% de votos favoráveis, a chamada Proposition 67 já está em vigor e torna o uso de sacolas plásticas ilegais em 58 distritos californianos.

Um Anuário de Boas Práticas em Sustentabilidade GRÁTIS para você

Horizonte geográfico
  • Escrito por Redação

Vocês conhecem a HORIZONTE Geográfico? É uma revista que existe desde 1987 e nasceu da produção de palestras, exposições e documentários sobre meio ambiente, ciência e cultura. Pois é, e a Edição Especial nº 160 vem, em nome da causa ambiental, oferecer grátis o Anuário de Boas Práticas em Sustentabilidade para os seus leitores.

Vaquejada é aprovada na CCJ

Vaquejada
  • Escrito por Gisella Meneguelli

Mesmo após toda a mobilização social contrária à lei que sancionaria a vaquejada e o rodeio como patrimônio cultural imaterial brasileiro, a Lei 13.364/2016 foi sancionada sem vetos pela Presidência da República e publicada nesta quarta-feira (30) no Diário Oficial da União.

Desrespeito aos índios está na pauta da semana em Brasília

demarcação já
  • Escrito por Gisella Meneguelli

Esta semana, a Casa Civil da Presidência da República devolveu à Fundação Nacional do Índio (Funai) 13 processos de demarcação de terras indígenas que aguardavam homologação presidencial. Também o Ministério da Justiça devolveu ao órgão mais seis processos em fase de identificação, que é uma etapa anterior à fase de homologação.

Energia solar chega ao Xingu

Energia solar
  • Escrito por Gisella Meneguelli

A Terra Indígena do Xingu está desenvolvendo um projeto muito interessante para a redução do uso de combustível fóssil

Proibição da venda de marfim pode não salvar os elefantes

comércio marfim
  • Escrito por Felipe Chaves

Mesmo que medidas mundiais já estejam sendo tomadas para considerar o comércio de marfim uma atividade criminosa, ainda resta o grande gargalo da atividade de venda ilegal em si. Estima-se que ao menos 90% de todo marfim destinado à China seja contrabandeado ilegalmente, apesar de todos os esforços das autoridades em conter esta atividade. Criminalizar a venda de marfim seria o suficiente para acabar com o contrabando e evitar a desenfreada matança dos elefantes?