Conheça os tipos e os benefícios do mel


O mel, de fato, é um superalimento, um néctar delicioso e um agente de cura, tudo em um só. É rico em vitaminas e minerais, enzimas e antioxidantes, recheado de carboidratos, sob forma de açúcares e até alguns aminoácidos. Tão doce, que se juntarmos sua combinação única de glucose e frutose, o mel fica ainda mais doce que o açúcar de mesa.

No caso do mel, há diferenças adicionais, ainda mais sutis, mas não menos importantes, que distinguem uma propriedade de cura, da outra. A título de ilustração, a seguir apresentamos uma lista com os oito tipos diferentes de mel, e seus benefícios à saúde.

Tipos de mel

Vamos conhecer os oito tipos de mel mais frequentemente encontrados à venda.

Mel silvestre

Como o nome diz, é extraído de diversas flores, sendo o mais popular no país. Ajuda no tratamento da saúde das vias respiratórias, combate radicais livres e tem componentes com função calmante. É riquíssimo em minerais.

Mel de flores de café

É extraído de florada mais rara. Tem, em seu sabor, notas mais cítricas, sendo, contudo, mais suave. Funciona como um energizante natural.

Mel de assa-peixe

Sua extração é garantida por essa planta – típica do Brasil – com sabor e aroma extremamente agradáveis. Contém propriedades expectorantes e calmantes.

Mel de flor de eucalipto

Sua cor é bem mais escura e o sabor mais intenso. Isso ocorre por conta da grande concentração de nutrientes como magnésio, ferro, enxofre e cálcio. Funciona como tratamento secundário às infecções intestinais, do sistema urinário e de doenças do trato respiratório. É recomendado para tosses, resfriados, sinusites, irritações de garganta, bronquites e afins.

Mel de flor de laranjeira

Trata distúrbios do intestino e também funciona como tranquilizante. É ótimo para adoçar bebidas e em associação a frutas, cereais e pães.

Mel de Cipó-uva

Tem reconhecida ação antioxidante e trata as irritações do fígado.

Mel de flores de limão

Tem um sabor bem mais cítrico. Além disso, sua função é a de um verdadeiro xarope natural, o que faz com que seja melhor controlada a acidez estomacal.

Outros benefícios do mel

  • Mel é ótimo para os olhos e para a visão;
  • Mata a sede;
  • Reduz o efeito de venenos;
  • Interrompe soluços;
  • Muito indicado em tratamento de deficiências do trato urinário, infestações de vermes, asma, tosse, diarreia, náusea e vômitos;
  • Higieniza feridas;
  • Cicatrizante, mesmo em feridas profundas;
  • Auxilia no crescimento do tecido conjuntivo;
  • O mel recolhido diretamente da colmeia, aumenta o peso corporal e é um laxante leve;
  • Mel armazenado e envelhecido ajuda na metabolização de gordura.

Talvez te interesse ler também:

REMÉDIOS CASEIROS À BASE DE MEL

FLOW HIVE: A COLMEIA QUE RECOLHE MEL SEM PERTURBAR AS ABELHAS

4 RECEITAS NATURAIS PARA MÁSCARAS FACIAIS

Fonte foto: freeimages.com




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...