FabBRICK: esse projeto transforma roupas velhas em tijolos


Você já imaginou que roupas velhas poderiam virar tijolos? Graças à reciclagem, isso é possível pois existe reciclagem de tecido também.

A chamada “slow fashion” – conceito que se opõe à “moda  rápida“, que precisa ser renovada a cada estação – é uma tentativa de fazer a indústria da moda se preocupar com a cadeia produtiva, que envolve pessoas e meio ambiente.

Na França, a estudante Clarisse Merlet transformou roupas velhas em tijolos, tipo os de construção, para um projeto final do seu curso de graduação.

Segundo o site francês Aisne Nouvelle, os tijolos denominados FabBRICK são produzidos a partir de camisetas recicladas e uma cola ecológica. Além de ser um material sustentável, o tijolo serve como isolante térmico e acústico.

©FabBRICK

Merlet decidiu lançar uma vaquinha virtual na internet para tentar financiar o seu projeto. Rapidamente, ela conseguiu o apoio da marca Jules, uma parceria que já rendeu o montante de 42 mil tijolos produzidos com 12 toneladas de roupas recicladas.

Para a marca, a parceria foi muito frutífera, pois os tijolos acabaram se tornando um meio para projetar móveis para as suas lojas.

Todo mundo saiu ganhando com esse projeto: o meio ambiente e as parceiras.

O vídeo abaixo mostra o processo de transformação de roupas em tijolos. É em francês mas dá para entender como funciona:

Talvez te interesse ler também:

Ecobrick: como fazer em casa tijolos ecológicos de garrafa pet

Moda ecológica: brilho sustentável com lantejoulas bioplásticas feitas de algas

As abelhas invadem a Semana de Moda de Paris

Meia-calça desfiada vendida por 140 euros: a nova moda da Gucci




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...