O custo ambiental das toalhas de papel


Você sabia que, de todo o universo dos resíduos sólidos, o papel é o material mais presente no lixo? Esse dado foi trazido à tona por meio de uma pesquisa da Agência de Proteção Ambiental dos EUA.

Somente metade de todo o papel é reciclado, a outra acaba sendo descartada em aterros sanitários, demorando a se decompor.

Aí, temos de colocar a mão na consciência e refletir sobre aquelas toalhinhas de papel, que, utilizadas apenas uma vez, são logo descartadas, gerando muito resíduo, sempre.

Papel pode causar câncer?

Pois é, a pergunta pode parecer estranha, mas a grande questão não é o papel em si, mas a substância que é utilizada para branqueá-lo, a dioxina. Trata-se de um subproduto do branqueamento, que é extremamente tóxico, podendo causar problemas congênitos e chegar até ao câncer.

Há opção de toalhas de papel ecologicamente corretas?

Uma alternativa para tentar minimizar tamanha poluição é adquirir o hábito de consumir toalhas feitas de papel reciclado, pois consomem menos energia para serem fabricadas. De qualquer modo, mesmo esse tipo de toalhas de papel, não podem ser recicladas após uso. Isto é, a questão da produção de lixo permanece. Então fica a dica da vovó que, na sua época, essa facilidade do descartável nem existia e use toalha de pano!

Leia também: 10 bons hábitos que devemos aprender com nossos avós

Mas e as toalhas de papel em banheiros?

Pois é, muita gente acha prático, mas, na verdade, agrava o problema dos resíduos, pelo fato de que as pessoas tendem a utilizar sem critério; mais do que necessitam para se enxugarem. Acaba-se jogando mais lixo fora.

Como agir em casa?

Optar por panos e tecidos em geral. Dessa forma o descarte não ocorrerá, e você pode ficar com a consciênciaecológica – tranquila!

Papel x máquinas secadoras de ar: qual o melhor?

Há dois lados nesse comparativo: se pensarmos na energia consumida no ato da secagem, o melhor é o papel. Entretanto, se colocarmos em perspectiva o tempo gasto para a fabricação de papel – quantidade de madeira e água consumidos – e a questão das substâncias químicas, o papel fica em posição delicada. Por isso, dê preferência pela secagem com máquinas secadoras de ar.

Escolha sempre a proteção à natureza em seu dia a dia!

Fonte foto: freeimages.com




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...