15 ideias de artesanato com pote de iogurte


Independente do sabor, iogurtes são deliciosos. E, por mais que muita gente duvide, há muitas coisas bonitas e divertidas que podem ser feitas com seu pote após o consumo. O artesanato é uma prática saudável e até mesmo louvável, pois dá fim ao ininterrupto processo de descarte da sociedade moderna. Veja 15 ideias de artesanato com pote de iogurte.

1. Polpas congeladas

polpas congeladas

Após consumir o iogurte, você pode começar a reutilizar o potinho para fazer novos doces! Ideia simples e saudável: escolha uma fruta de sua preferência, por exemplo a manga. Corte pequenos cubos e bata no liquidificador. Em seguida, coloque nos potinhos (bem lavados) e coloque para congelar com um palitinho de sorvete. Algumas horas depois você terá um delicioso e saudável sorvete.

2. Canteiro no iogurte

canteiro no iogurte

Uma ideia brilhante e que ainda colabora com a natureza. Você pode reutilizar o pote de iogurte para plantar flores ou outras plantas como salsinha, cebolinha, feijão e etc. O que vale é a criatividade em reutilizar em prol da natureza.

3. Iogurte de páscoa

iogurte de páscoa

Quando a gente menos percebe a páscoa já chegou e vira aquela correria para fazer ovos de páscoa. Pois bem, uma ideia barata e bonita é reutilizar o pote de iogurte para fazer um bonito artesanato que servirá como porta ovinhos de chocolate.

4. Cata-vento de iogurte

cata vento de iogurte

Este artesanato de cata-vento é bonito e didático. Pode ser colocado no jardim ou mesmo no parapeito da janela do quarto das crianças. Bastam dois potes presos em contraposição e o vento dará conta do resto. A ciência viva em casa.

5. Chapeuzinho

chapeuzinho

O pote de iogurte pode ser reutilizado para enfeitar a casa nas mais variadas festividades. Reutilize para fazer chapéus coloniais ou outros de sua preferência. Basta ter um pote ou mais e usar a criatividade com um pouco de cartolina e tinta guache.

6. Floco de neve

floco de neve

Tão rápido quanto a páscoa é a chegada do natal. Na hora de enfeitar a árvore nada tem mais valor do que a demonstração de amor que neste caso será o artesanato de floco de neve, mostrando seu amor à natureza ao preservá-la reutilizando e reciclando.

Leia também: COMO FAZER ENFEITES DE NATAL REUTILIZANDO DIVERSOS MATERIAIS

7. Carimbos de iogurte

carimbos de iogurte

As crianças gostam de pintar não importa com o quê. Os potes de iogurte podem ser reutilizados para servir como carimbos. Cada pote pode ser usado para uma cor ou mesmo todas elas. Aqui é importante que sejam utilizadas tintas não tóxicas como a guache que é lavável.

8. Decoração de sandálias

decoração de sandálias

Os enfeites de sandália são um mero exemplo. Os fundos dos potes de iogurte podem ser reutilizados para enfeitar sandálias, chinelos, na criação de camafeus e enfim, em tudo o que a criatividade permitir.

9. Pipoqueirinha

pipoqueirinha

Seja para o Halloween, Dia das Bruxas ou mesmo uma festinha de aniversário, é possível fazer um lindo artesanato com os potes de iogurte para portarem pipocas. Ficam lindos e todos vão querer levar um potinho pra casa.

Leia também: DECORAÇÕES PARA O HALLOWEEN: 10 IDEIAS FÁCEIS E SUSTENTÁVEIS!

10. Luminária

luminária

Comece reutilizando o pisca-pisca velho de natal e coloque-o junto aos potes de iogurte. Você estará fazendo lindas luminárias que servem para o interior ou mesmo para iluminar o jardim em dia de festa ou não.

Leia também: APRENDA A FAZER UMA LÂMPADA EM FORMA DE NUVEM

11. Porta palitos

porta palitos

Todo mundo tem palitos de dentes em casa, mas quase sempre ficam naqueles compartimentos que tornam sua retirada impossível. Com o pote de iogurte você pode fazer este belo artesanato que permitirá a fácil retirada dos palitos em momentos oportunos, como jantares com amigos ou família.

12. Brinquedoteca

brinquedoteca

Quase nunca compramos apenas um porte de iogurte, uma vez que por padrão são quase todos vendidos em 4 ou 6 unidades. Junte o máximo que puder, lave-os bem e deixe-os à disposição das crianças. Elas se divertirão muito inventando as mais variadas formas de montá-los, encaixá-los ou empilhá-los.

13. Porta tempero

porta tempero

Uma conserva feita horas antes da refeição é deliciosa, em especial se for feita em um produto reutilizado. Pique um pouco de cebolinha, coloque água, algumas gotas de vinagre e outras tantas de limão, deixe descansar por algumas horas na geladeira e você terá um molho delicioso.

14. Porta-cartas

porta cartas

Para quem gosta do carteado com os amigos este artesanato de porta-cartas é fantástico. Também serve para deixar enfeitando a sala ou mesmo o escritório. Basta pegar um pote de iogurte e fazer um corte no meio da sua base. Está pronto para que as cartas sejam colocadas e expostas.

15. Bilboquê

bilboquê

Bilboquê é um brinquedo “obrigatório” para qualquer criança. Treina a agilidade, o raciocínio e também a lógica. Basta prender um cordão com um contrapeso e um palito do outro lado. Pronto para brincar.

Considerações finais sobre artesanato e reciclagem

É importante ter em mente que o artesanato é uma das formas de se praticar a reciclagem. A reciclagem, por sua vez, é uma das formas de preservarmos a vida, mas não somente a nossa. Ter esta consciência é importante, pois, quanto mais fazemos pela natureza, mais temos para nós mesmos.

Especialmente indicado para você:

14 IDEIAS DE ARTESANATO COM CAIXA DE LEITE

10 IDEIAS PARA RECICLAR CAIXAS DE SAPATOS

10 IDEIAS PARA RECICLAR TAMPINHAS DE CERVEJA




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...