O que economiza mais água: lavar louça à mão ou na máquina?


É mais econômico lavar louça à mão ou na máquina? Qual desperdiça menos água?

As lava-louças, nos últimos anos, têm usado menos água no processo de lavagem. A economia se deve a duas razões: a primeira é que a máquina usa uma alta temperatura durante a lavagem, reduzindo a quantidade de líquido; a segunda é que as máquinas mais modernas conseguem perceber se a louça já está limpa, evitando as esfregadas extras.

Um modelo eficiente gasta até 8 litros de água por ciclo, lavando 60 itens. Já lavar a louça com a torneira aberta durante 15 minutos consome 117 litros de água em casas e 243 litros em apartamentos, devido à maior pressão, segundo dados da Sabesp.

Em uma pesquisa realizada por uma fabricante de lava-louça foi solicitado aos participantes que lavassem 45 itens de louça à mão e fizessem um teste com uma lava-louça. O resultado mostrou que as lavadoras economizaram água de 4 a 6 vezes. Foram 44 litros da lavagem manual contra 105 litros da máquina.

“A água é muito quente na lavadora (cerca de 60°C) e já está misturada com aquele sabão, que é mais forte e concentrado que o sabão que a gente usa”, explica Marcelo Oliveira, professor de design da Universidade de São Paulo.

Além disso, as máquinas modernas vêm com um sensor de turbidez, responsável por identificar se a água está turva ou não.

Um outra pesquisa, encomendada por outra fabricante, revela que substituir a lavagem manual pela lava-louças em uma família de quatro pessoas gera uma economia anual de até 27 mil litros de água. Isso equivale a 55 caixas d’água de 500 litros.

É possível economizar água lavando louça à mão?

Claro que é possível. Se você encher com água a pia e usá-la para lavar e enxaguar as louças é possível economizar.

Desse modo, é possível reduzir o consumo de 117 para 20 litros durantes os mesmos 15 minutos de lavagem, de acordo com a Sabesp, que, ainda, recomenda tirar os restos de comida antes de iniciar a lavagem.

Não se deve deixar a torneira aberta enquanto você lava as louças. Esfregue-as com a torneira fechada e, apenas no momento do enxague, abra-a.

Talvez te interesse ler também:

A TORNEIRA ECOLÓGICA (E LINDA) QUE ECONOMIZA ÁGUA




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...