O que economiza mais água: lavar louça à mão ou na máquina?

  • atualizado: 
lavar louça à mão ou na máquina?

É mais econômico lavar louça à mão ou na máquina? Qual desperdiça menos água?

As lava-louças, nos últimos anos, têm usado menos água no processo de lavagem. A economia se deve a duas razões: a primeira é que a máquina usa uma alta temperatura durante a lavagem, reduzindo a quantidade de líquido; a segunda é que as máquinas mais modernas conseguem perceber se a louça já está limpa, evitando as esfregadas extras.

Um modelo eficiente gasta até 8 litros de água por ciclo, lavando 60 itens. Já lavar a louça com a torneira aberta durante 15 minutos consome 117 litros de água em casas e 243 litros em apartamentos, devido à maior pressão, segundo dados da Sabesp.

Em uma pesquisa realizada por uma fabricante de lava-louça foi solicitado aos participantes que lavassem 45 itens de louça à mão e fizessem um teste com uma lava-louça. O resultado mostrou que as lavadoras economizaram água de 4 a 6 vezes. Foram 44 litros da lavagem manual contra 105 litros da máquina.

"A água é muito quente na lavadora (cerca de 60°C) e já está misturada com aquele sabão, que é mais forte e concentrado que o sabão que a gente usa", explica Marcelo Oliveira, professor de design da Universidade de São Paulo.

Além disso, as máquinas modernas vêm com um sensor de turbidez, responsável por identificar se a água está turva ou não.

Um outra pesquisa, encomendada por outra fabricante, revela que substituir a lavagem manual pela lava-louças em uma família de quatro pessoas gera uma economia anual de até 27 mil litros de água. Isso equivale a 55 caixas d'água de 500 litros.

É possível economizar água lavando louça à mão?

Claro que é possível. Se você encher com água a pia e usá-la para lavar e enxaguar as louças é possível economizar.

Desse modo, é possível reduzir o consumo de 117 para 20 litros durantes os mesmos 15 minutos de lavagem, de acordo com a Sabesp, que, ainda, recomenda tirar os restos de comida antes de iniciar a lavagem.

Não se deve deixar a torneira aberta enquanto você lava as louças. Esfregue-as com a torneira fechada e, apenas no momento do enxague, abra-a.

Talvez te interesse ler também:

setaCOMO ECONOMIZAR ÁGUA EM CASA: CONSELHOS DE ESPECIALISTAS

setaA TORNEIRA ECOLÓGICA (E LINDA) QUE ECONOMIZA ÁGUA

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!