Everything is Rubbish: o tênis feito do lixo recolhido dos mares


Do lixo se pode produzir um novo par de tênis, confortável e colorido. Este é o projeto Everything is Rubbish: É tudo lixo! Tudo o que você pode dar uma nova vida e utilidade, incluindo os materiais e embalagens que jogamos no lixo, quase sem pensarmos.

A idéia surgiu de um trio de jovens britânicos. Charles Duffy, William Gubbins e Billy Turvey que queriam chamar a atenção para a enorme quantidade de resíduos todo dia lançado nos aterros e oceanos. Então começaram a recolher o plástico abandonado nas praias do Reino Unido.

Lavados e desinfetados os resíduos foram aquecidos e trabalhados, a fim de se obter um material adequado para fazer sapatos. Os materiais sintéticos que normalmente são usados na fabricação dos tênis, demoram séculos para se decomporem. Não importa se os resíduos não-biodegradáveis acabam indo parar ​​em aterros sanitários ou nas praias. O resultado não muda e nos encontramos diante de uma acumulação contínua de não-recicláveis.

Como demonstrado pelo trio inglês, uma solução para o problema das ilhas de plástico nos oceanos existe. Faz algum tempo, alguns artistas tinham recuperado materiais deste tipo para darem vida à obras de arte como uma forma de denúncia. Os tênis feitos de resíduos abandonados nas praias são a última fronteira da reciclagem inteligente.

foto

Se cada um fizer a sua parte, ainda estaremos em tempo para mudarmos as coisas. Nem todo mundo é capaz de transformar resíduos em sapatos, mas cada um de nós pode aprender a consumir menos e utilizar ao máximo as coisas que possuímos, tratando-as com cuidado para prolongar suas vidas e distanciarmos o momento de jogá-las no lixo.

foto

foto

No momento, os tênis feitos de resíduos abandonados nas praias não estão à venda. Temos que esperarmos um pouco para sabermos mais.




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...