#DesnudeaFruta, GreenMe diz não ao abuso de embalagens. E você? Participe!


Uma única cebola embalada em uma bandeja de isopor, 20 gramas de manjericão envolto em um saco plástico ou ainda uma única banana, ou qualquer outra fruta, selada em voltas e mais voltas de filme de PVC. Quantas vezes no supermercado nos deparamos com estas imagens? Faz sentido confeccionar frutas e legumes naturalmente protegidos pelas suas cascas? #DesnudeaFruta é uma campanha social que GreenMe está lançando contra o abuso de embalagens plásticas. Veja como participar.

A sustentabilidade ambiental também passa pelo uso correto das embalagens. Há anos os ambientalistas vêm tentando retirar o plástico do seu papel de protagonista das embalagens, porque ele é um material que demora muitíssimo tempo para se decompor. Alguns passos foram dados mas nem todos deram certo, falta ainda muita conscientização, seja do consumidor que do produtor de alimentos.

O plástico frequentemente é usado apenas uma vez e nem sempre ele representa garantia de integridade do produto, especialmente quando certos tipos de fruta ou verduras, não precisariam, em si, de nenhum tipo de embalagem.

Hoje em dia, há uma obsessão em empacotar tudo, especialmente com plástico. Basta ir à qualquer tipo de supermercado para encontrar-se diante de um surreal mundo de plástico, onde é impossível se livrar dele. E o resultado é que levamos todo esse lixo pra casa, junto com as nossas compras, coisa que sequer pedimos pois, sabemos que na maioria dos casos, todo esse plástico acaba mesmo indo parar no mar! Dados alarmantes que vêm de um estudo revelam que, em até 2050, os oceanos terão mais plástico do que peixe!!!

coco embalado

Diante de tudo isso, não podemos permanecer imóveis porque o futuro do nosso planeta também depende do que compramos. É por isso que GreenMe, a revista on-line de referência para estilos de vida mais sustentáveis, lançou a campanha social #DesnudeaFruta, contra o uso de embalagens inúteis, com objetivo aumentar a conscientização sobre este tema até chegar aos ouvidos dos produtores e vendedores de alimentos, tentando começar a criar uma cultura que respeite o meio ambiente e limite a quantidade de lixo que geramos.

#DesnudeaFruta, a campanha nas redes sociais

Participar desta campanha é fazer um pequeno, mas significativo gesto, que pode nos ajudar a entender a quantidade de lixo plástico que existe em nossas compras diárias.

Seria possível evitar essas embalagens inúteis e poluidoras convidando as redes de varejo de larga escala a repensarem o modo pelo qual oferecem seus produtos ao consumidor.

cenoura embalada

Em primeiro lugar, são elas que devem trabalhar para essa mudança, dizendo não ao abuso das embalagens. É por isso que a campanha pede para indicar o nome do supermercado onde a foto foi tirada.

tomate embalado

Fonte fotos: Twitter

Como participar

Para participar da campanha é muito simples. Sempre que o consumidor se encontrar diante de um produto embalado de maneira absurda e sem sentido (apenas uma ou duas laranjas, uma ou duas bananas, um pequeno maço de salsinha, etc.) ele deve tirar uma foto para depois publicá-la em suas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram usando a hashtag #DesnudeaFruta com a tag @greenmebrasil

O objetivo é denunciar esses exageros e garantir que a campanha da mídia possa nos ajudar a mudar a situação atual, sensibilizando os supermercados para um uso mais consciente do plástico. Algumas soluções já existem são bem simples: quem quiser comprar apenas uma fruta ou um legume com cascas, pode colocar a etiqueta do peso anexada diretamente no alimento, depois de pesado. Isso não prejudicará a segurança alimentar das frutas e legumes que podem depois ser levados pra casa, em simples sacolas reutilizáveis, sem que obrigatoriamente tenham que carregar consigo um mundo de plástico por trás deles.

#DesnudaLaFruta, a campanha social espanhola

Esta ideia vem da versão espanhola #DesnudaLaFruta, campanha promovida por Isabel Vincente, blogueira de ‘La hipótesis Gaia‘ e ativista, em colaboração com Patricia Reina e Fernando Gómez do blog ‘Vivir sin Plástico‘.

Isabel tirou a foto de uma cebola vendida em um Carrefour Express em Salamanca, embalada em uma bandeja plástica e a publicou na página Facebook do ‘La hipótesis Gaia’.

desnudeafruta cebola

Sua foto circulou no mundo inteiro e assim nasceu a campanha contra o abuso das embalagens plásticas.

Mudar os produtos e o nosso comportamento de compras é realmente possível! Você também é contra o uso excessivo de plástico nas embalagens? Então participe desta campanha!




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...