Manacá: é fácil plantar no jardim ou terraço. Veja como


O Manacá chama atenção por ser um arbusto com flores de cores alternadas. Encontramos naturalmente essa árvore ao longo da Mata Atlântica. Conheça as características e formas de cultivar essa bela planta em seu jardim.

Manacá-de-Jardim ou de Cheiro (Brunfelsia uniflora)

O Manacá-de-Jardim ou Manacá-de-Cheiro (Brunfelsia uniflora) pertence à família Solanaceae e é nativo da Mata Atlântica Brasileira.

Tem folhas pequenas e duradouras, cresce em velocidade média, possui copa arredondada com 2 metros de diâmetro e uma altura aproximada de 3 metros de altura.

Floresce entre Setembro à Março, produzindo flores de início lilases, que ao longo do tempo vão embranquecendo. A frutificação é na forma de cápsula. O Manacá-de-Cheiro não suporta transplante.

A propagação é por mergulhia que é um tipo de multiplicação vegetativa que consiste em dobrar um ramo da planta-mãe, enterrando-o no solo. A parte enterrada cria raízes e, quando enraizada, pode separá-la da planta-mãe, obtendo-se assim outra planta.

Esta espécie de Manacá é muito utilizada como planta ornamental, que se destaca por sua beleza e perfume.

Durante o ano inteiro, a borboleta-do-manacá frequenta esta planta e as fêmeas até depositam os seus ovos nas folhas, que se tornam o alimento de suas larvas.

As folhas, raiz e frutos do Manacá-de-Jardim têm propriedades medicinais mas, se ingeridas em grande quantidade são tóxicas para animais domésticos e seres humanos, podendo provocar vômito, diarreia, tremores, falta de coordenação, tosse e letargia por vários dias.

Manacá-da-Serra (Tibopuchina mutabilis)

O Manacá-da-Serra (Tibouchina mutabilis) é uma árvore encontrada na Mata Atlântica Brasileira, na encosta dos estados do Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.

É encontrada também em restingas, áreas próximas ao mar formadas por bancos de areia, predominantes no litoral paulista e fazendo parte da floresta ombrófila (floresta tropical pluvial) do sudeste do estado de São Paulo.

Outros nomes desta planta são: cuipeúna, pau-de-flor, jacatirão, flor-de-maio e flor-de-quaresma.

Ela atinge até 12 metros de altura e o seu tronco chega a ter um diâmetro de 30 centímetros.

Suas folhas são duras e eretas e as flores podem apresentar várias nuances de cores, pois mudam de coloração, do branco, passando para o rosa e indo ao lilás. A planta floresce entre os meses de Novembro e Fevereiro e a frutificação geralmente ocorre em Fevereiro-Março.

As sementes, de dispersão anemocórica (transportadas pelo vento), levam de 10 e 20 dias para germinarem.

O Manacá-da-Serra é muito utilizado no paisagismo brasileiro.

Características e Cuidados no Cultivo do Manacá-de-Jardim ou Manacá-de-Cheiro

Onde tiver um Manacá-de-Cheiro plantado, terá o agradável perfume de suas flores no ambiente. A lagarta da borboleta se alimenta das suas folhas e praticamente o deixam “pelado”, mas quando chega a Primavera, o Manacá se renova e fica lindo, cheio de flores e com as folhas verdinhas!

Nô Figueiredo, neste vídeo de seu canal, mostra como é o Manacá-de-Cheiro e fala sobre os cuidados no cultivo dessa linda planta ornamental brasileira.

Manacá-da-Serra, como é esse arbusto e dicas de cultivo

O Manacá-da-Serra Anão é uma variedade do Manacá-da-Serra. Essa planta aprecia luminosidade solar e precisa de umidade, não suporta temperaturas muito altas ou muito frias, nem terra seca, por isso precisa ser regada com frequência.

Pode ser cultivada em vasos, canteiros, jardim, terraço ou alamedas (rua ou caminhos arborizados).

Neste vídeo, Nô Figueiredo mostra como é o Manacá-da-Serra Anão e fala sobre as peculiaridades dessa planta e sobre os cuidados necessários para que ela fique sempre bela.

O Manacá é irresistível, não é mesmo? Ceda ao encanto dele, e plante um em seu jardim!

Talvez te interesse ler também:

GLICÍNIAS: SIGNIFICADO DA FLOR E DICAS DE CULTIVO

BASTÃO-DO-IMPERADOR: QUE PLANTA MAIS LINDA! VAMOS PLANTAR?

COMO PLANTAR ANÊMONAS NO VASO E NO JARDIM




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...