Como plantar Atemoia

  • atualizado: 
como plantar atemoia

Atemoia é uma planta bonita, vistosa, que fica bem em um jardim. Para além do mais, se você tiver um pé de atemoia à mão poderá se beneficiar dos frutos cheirosos durante toda a época produtiva sem ter que pagar, caro, por eles.

Semente ou muda enxertada?

A melhor maneira de você plantar atemoia é por enxerto, ou melhor, plantando uma muda já enxertada que você compre em um viveiro de boa procedência. As mudas enxertadas são mais fortes (resistentes a brocas e fungos) e a produção dos frutos começa mais cedo (por volta do 3º ano de crescimento).

Mas, claro, você também poderá plantar sua atemoia germinando as sementes de uma fruta que comprou na feira. Porém, como esta é uma planta resultante de hibridização (entre a fruta do conde e a cherimóia), a planta resultante da brotação de sementes demorará muito mais tempo para frutificar (pelo menos 4 anos), dará uma produção de frutos de tamanho e qualidade pouco uniforme (poderão ser mais parecidos com a cherimoya ou com a fruta do conde, as plantas originárias, e mais distantes da própria atemoia) e, o pior, será uma planta mais suscetível às doenças provenientes do solo por não ter um cavalo mais resistente.

Água, solo e espaço

A atemoia é planta tropical, de clima quente e úmido, que gosta e exige muita água para seu cultivo.

Recomenda-se seu plantio no começo da estação chuvosa e, depois que as chuvas diminuem, é preciso adequar um ritmo de regas que mantenha a terra úmida e a água disponível.

Aconselha-se o plantio da muda de atemoia em solo profundo, bem adubado com matéria orgânica e bem drenado, para não empossar a água e prejudicar as raízes da planta.

Espaço em volta da planta é importante para que os galhos cresçam e se encham de frutos mas, também, para que corra o vento e impeça as contaminações fúngicas que são frequentes nas regiões mais úmidas.

Frutos e colheita

Após o terceiro ou quarto ano do plantio você poderá começar a saborear as frutas da sua atemoia de quintal.

A época de frutificação ocorre entre fevereiro e setembro e, com mais força, entre maio e junho.

Podar e limpar

Mesmo no seu jardim será benéfico você fazer podas periódicas da sua atemoia cortando galhos que estejam doentes, retirando frutos que não estejam saudáveis, dando conformação estética à planta e, principalmente, permitindo que o sol entre melhor no interior da copa.

Durante a época de frutificação retire todo fruto que encontre com manchas negras, podridão ou outra indicação de contaminação fúngica e, durante o verão, faça as podas mais radicais de limpeza e manutenção, rareamento de galharia e areação.

Quando a planta começar a florescer você deve parar com as podas para não perder flores e futuros frutos.

Especialmente indicado para você:

setaCOMO PLANTAR E COLHER CEBOLA. DICAS PRÁTICAS E SIMPLES

setaCOMO PLANTAR JAMELÃO → CUIDADOS E DICAS PRÁTICAS

setaABACAXI É PLANTA FÁCIL DE SE CULTIVAR, NO CHÃO OU EM VASO