Um tatu encontrado circulando dentro de hospital em Campo Grande


Um tatu-galinha do foi encontrado por funcionários do hospital municipal de Coxim, em Campo Grande. O animal foi capturado pela Polícia Militar Ambiental e foi solto na mata sem ferimentos.

Segundo noticiou o site do Correio do Estado, o tatu em questão foi visto por funcionários do hospital municipal, andando pelo pátio. Eles acionaram a Polícia Militar Ambiental, que chegou ao local e fez a captura do animal nos fundos do hospital. Depois de capturarem o tatu, os policiais verificaram que ele não apresentava ferimentos e o soltaram em uma mata longe dali.

O tatu encontrado no hospital do município de Coxim, em Campo Grande é da espécie Dasypus novemcinctus, o qual também é chamado popularmente de tatu-galinha, tatu-verdadeiro, tatu-de-folha, tatu-veado e tatuetê.

De acordo com as descrições: “essa espécie possui carapaça quase inteiramente nua, bastante convexa e lateralmente comprida, com nove cintas de placas móveis, cabeça alongada, olhos pequenos, orelhas grandes, cauda comprida, cônica e de ponta fina”.

Segundo informou o site: “o tatu-galinha possui hábitos noturnos, alimenta-se de invertebrados e pequenos vertebrados”. Além disso, os animais do gênero Dasypus, são os únicos capazes de desenvolver a bactéria causadora da hanseníase Mycobacterium leprae, além da nossa própria espécie.

Trata-se também de um animal muito caçado pelo homem por causa do sabor da sua carne (sabor de galinha, daí o nome), tendo sua população reduzida em ritmo acelerado.

Felizmente, o protagonista dessa história estava sem ferimentos e pôde voltar para a natureza. Esperamos que ele fique bem e consiga dar continuidade à sua espécie.

Talvez te interesse ler também:

PANGOLIM, O ANIMAL MAIS TRAFICADO DO MUNDO!

CAÇADOR ARREPENDIDO MUDA DE VIDA APÓS VER UMA AVE CHORAR

LUTANDO CONTRA A EXTINÇÃO, NASCEM 3 FILHOTES DE ARARA-AZUL-GRANDE

Foto: Reprodução PMA




Eliane A Oliveira

Formada em Administração de Empresas e apaixonada pela arte de escrever, criou o blog Metamorfose Ambulante e escreve para greenMe desde 2018.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...