Panda gigante sai da lista de animais em extinção

panda-gigante

União Internacional para Conservação da Natureza (UICN) divulgou uma notícia que deixa a todos nós felizes: o panda gigante da China (Ailuropoda melanoleucasaiu da lista dos animais em ameaça de extinção.

Isso foi possível graças a ações de conservação realizadas pelo governo chinês, que fizeram o panda a passar a integrar a lista dos animais "vulneráveis", já que a espécie teve um aumento populacional de 17% em dez anos. Em 2014, eles eram 1.864 animais em liberdade.

Em matéria de O Globo, Marco Lambertini, direto geral da WWF, afirma que, durante 15 anos, "o panda gigante foi o ícone mais amado da conservação no mundo, assim como símbolo da WWF. Saber que o panda agora está a um passo mais distante da extinção é um momento excitante para todos comprometidos na conservação da vida selvagem e seus habitats. A recuperação do panda mostra que quando a ciência, a vontade política e o engajamento das comunidades locais se untem, é possível salvar a vida selvagem e melhorar a biodiversidade".

Foi essa vontade conjunta de preservar a vida dos pandas gigantes que fez com que cerca de dois terços de indivíduos vivessem em áreas protegidas. Entretanto, ainda assim, o habitat dos pandas está ameaçado por projetos mal planejados na área de infraestrutura. 

Outros espécies continuam ameaçadas de extinção

Embora a notícia sobre os pandas deixe a todos entusiasmados e demonstre a necessidade e a importância de ações conservacionistas, outros animais ainda não recebem os mesmos cuidados de preservação. É o caso das seguintes espécies: gorila do oriente, gorila do ocidente, o orangotango de Bornéu e o orangotango de Sumatra. A maior ameaça sofrida por esses animais é a caça. A Lista Vermelha da UICN, que divulgou esse cenário, é o inventário mais completo e atualizado de espécies animais e vegetais do mundo. 

O bom resultado obtido com o aumento da população de pandas mostra que ações de preservação entre o poder público e a sociedade podem fazer com que todos nós convivamos em mundo onde cada espécie tenha o seu lugar respeitado. 

Confira no site da IUCN (sigla em inglês da UICN) o estudo completo sobre a preservação dos pandas gigantes. 

Leia mais sobre animais em extinção:

seta10 ANIMAIS EM EXTINÇÃO QUE PODEM DESAPARECER AINDA ESTE ANO

setaVOCÊ SABE QUAIS SÃO OS ANIMAIS BRASILEIROS EM EXTINÇÃO?

setaELEFANTES CORREM O RISCO DE DESAPARECEREM PARA SEMPRE. SENSO ALARMANTE DA UNEP

setaA MAIOR POPULAÇÃO DE CAVALOS-MARINHOS ESTÁ EM PORTUGAL

setaEXTINÇÃO DE MICO-LEÃO-PRETO É EVITADA COM PROJETO DE PRESERVAÇÃO