Panda gigante sai da lista de animais em extinção

  • atualizado: 
panda-gigante

A União Internacional para Conservação da Natureza (UICN) divulgou uma notícia que deixa a todos nós felizes: o panda gigante da China (Ailuropoda melanoleuca) saiu da lista dos animais em ameaça de extinção.

Isso foi possível graças a ações de conservação realizadas pelo governo chinês, que fizeram o panda a passar a integrar a lista dos animais "vulneráveis", já que a espécie teve um aumento populacional de 17% em dez anos. Em 2014, eles eram 1.864 animais em liberdade.

Em matéria de O Globo, Marco Lambertini, direto geral da WWF, afirma que, durante 15 anos, "o panda gigante foi o ícone mais amado da conservação no mundo, assim como símbolo da WWF. Saber que o panda agora está a um passo mais distante da extinção é um momento excitante para todos comprometidos na conservação da vida selvagem e seus habitats. A recuperação do panda mostra que quando a ciência, a vontade política e o engajamento das comunidades locais se untem, é possível salvar a vida selvagem e melhorar a biodiversidade".

Foi essa vontade conjunta de preservar a vida dos pandas gigantes que fez com que cerca de dois terços de indivíduos vivessem em áreas protegidas. Entretanto, ainda assim, o habitat dos pandas está ameaçado por projetos mal planejados na área de infraestrutura.

Outros espécies continuam ameaçadas de extinção

Embora a notícia sobre os pandas deixe a todos entusiasmados e demonstre a necessidade e a importância de ações conservacionistas, outros animais ainda não recebem os mesmos cuidados de preservação. É o caso das seguintes espécies: gorila do oriente, gorila do ocidente, o orangotango de Bornéu e o orangotango de Sumatra. A maior ameaça sofrida por esses animais é a caça. A Lista Vermelha da UICN, que divulgou esse cenário, é o inventário mais completo e atualizado de espécies animais e vegetais do mundo.

O bom resultado obtido com o aumento da população de pandas mostra que ações de preservação entre o poder público e a sociedade podem fazer com que todos nós convivamos em mundo onde cada espécie tenha o seu lugar respeitado.

Confira no site da IUCN (sigla em inglês da UICN) o estudo completo sobre a preservação dos pandas gigantes.

Leia mais sobre animais em extinção:

10 ANIMAIS EM EXTINÇÃO QUE PODEM DESAPARECER AINDA ESTE ANO

VOCÊ SABE QUAIS SÃO OS ANIMAIS BRASILEIROS EM EXTINÇÃO?

ELEFANTES CORREM O RISCO DE DESAPARECEREM PARA SEMPRE. SENSO ALARMANTE DA UNEP

A MAIOR POPULAÇÃO DE CAVALOS-MARINHOS ESTÁ EM PORTUGAL

EXTINÇÃO DE MICO-LEÃO-PRETO É EVITADA COM PROJETO DE PRESERVAÇÃO

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!