Lista do supermercado do mês de abril. Como e o que comprar

Alimentos de época que não podem faltar na lista de compras deste mês. Abril se inicia e, que tal adotarmos uma alimentação mais saudável e adicionar alimentos da estação na lista do supermercado?

Com o desenvolvimento de novas tecnologias, hoje é possível encontrar alimentos fora de sua época ou estação, mas vale lembrar que do ponto de vista nutricional eles são inferiores. Os alimentos de estação garantem concentrações maiores de minerais e vitaminas e o uso de agrotóxicos é reduzido devido ao seu crescimento ocorrer no tempo certo, sem precisar de hormônios e outros aditivos químicos.

Além de preservar a saúde você preserva o bolso, seu custo é mais barato devido à grande oferta.

Conheça quatro alimentos que não podem faltar em sua lista de compras este mês:

Abacate: Rico em fibras e gorduras monoinsaturadas, mas não tenha medo de engordar, pois além de nutritivo, o abacate aumenta a sensação de saciedade. Contém ácido fólico, que auxilia na prevenção de defeitos congênitos e potássio, é indicado para inchaços, fadiga, depressão, problemas cardíacos e derrames. Além de ser uma importante fonte de extratos eficazes contra bactérias multirresistentes a antibióticos. O abacate é uma proposta saudável que não só ajuda a emagrecer mas também traz benefícios ao corpo.

Caqui: Rico em vitaminas E e C – que auxiliam na defesa e manutenção do organismo – e sais minerais como ferro, fósforo e cálcio. A fruta é rica em betacaroteno, componente fundamental para manter a saúde, atua como antioxidante e combate a formação de radicais livres relacionados ao envelhecimento precoce. Devido às fibras, o caqui contribui para o bom funcionamento do intestino. O ideal é consumi-lo in natura, na hora da compra deve-se dar preferência a caquis sem rachaduras, firmes e de cor uniforme. O seu ponto negativo é que são altamente perecíveis, portanto devem ser guardados em geladeira ou lugar fresco onde se conservam por até cinco dias.

Berinjela: Um dos vegetais mais frequentes nos cardápios vegetarianos, e merecedora do pódio. Além de ser uma excelente fonte de vitamina B6, vitamina K, magnésio e fibras, apresenta uma série de propriedades medicinais – preserva o organismo de doenças crônicas não transmissíveis, poderoso antioxidante, reduz o colesterol e dores articulares, entre vários outros benefícios. Por conter baixa caloria é uma ótima opção para quem quer eliminar peso. Rica em água, vitaminas e minerais, favorece as reações químicas do corpo, possui uma significativa porcentagem de fibras que auxilia no bom funcionamento intestinal e formação do bolo fecal. Na hora de comprar escolha sempre as mais firmes e que apresentam uma coloração roxa uniforme, forte e brilhante.

Abóbora Japonesa: Rica em vitaminas A e C, além do betacaroteno, que diminui o risco de câncer, derrame, catarata e doenças cardíacas. As fibras e a água ajudam a eliminar gorduras e a regular o intestino, enquanto as sementes são fonte de ferro, zinco, fósforo, potássio e magnésio. A abóbora ajuda a combater a hipertensão arterial, as lesões digestivas e do estômago, as lesões oculares, a prisão de ventre, as lesões coronárias e ajuda na prevenção do câncer e da arteriosclerose. Para saber se a abóbora japonesa está madura, na hora de comprar, repare na casca e compre a que estiver sem brilho. Esta abóbora é muito saborosa, tem uma cor mais forte que os outros tipos de abóbora e sua casca é verde escura. É ideal para fazer purês porque sua polpa não é filamentosa. Também fica maravilhosa em risotos e caldos e as crianças a adoram pois é docinha, ideal para papinhas de bebês.

Agora com essas informações, que tal introduzir esses alimentos de época em seu cardápio e aproveitar ao máximo tudo o que eles nos oferecem?

Fonte foto: Stock.Xchng

greenMe.com.br é uma revista brasileira online, de informação e opinião Editada também na Itália como greenMe.it
Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

Siga no Instagram
Siga no Facebook