Uma maçã por dia…veja porquê mantém o médico longe


Uma maçã por dia mantém o médico longe: se depois de um século de fama ainda for preciso confirmar esse ditado, chega uma nova pesquisa pronta para dar à sua majestade a maçã, a correta fama de elixir da vida.

O mérito é de todos os polifenóis, antioxidantes capazes de nos proteger do envelhecimento e das doenças degenerativas. Mas o que acontece com esses compostos quando ingerimos uma maçã?

Respondem os pesquisadores da Fondazione Edmund Mach, na Itália, em um novo estudo onde colocaram em evidência as transformações dos polifenóis em 110 formas químicas biodisponíveis para o corpo humano, destacando a tarefa decisiva da microbiota intestinal na ação benéfica destes compostos bioativos.

Segundo esta pesquisa, na prática, nenhum dos compostos fenólicos presentes no suco da maçã foi encontrado no corpo na forma presente na própria fruta, um sinal de que há um processo natural em nosso corpo.

Assim, os cientistas conseguiram agora mapear a assim chamada “nutri-cinetica”, ou seja o trânsito no corpo humano das moléculas que têm uma verdadeira atividade protetiva sobre a saúde humana. Dessa forma, eles propõem um método inovador focado em técnicas multióticas (metabolômica e metagenômica) para correlacionar a biodisponibilidade à composição da microbiota intestinal.

O estudo

Os pesquisadores acompanharam um grupo de 12 voluntários saudáveis, que em dois momentos diferentes consumiram um suco de maçã de alta qualidade e um enriquecido com polifenóis da maçã, para avaliar como os polifenóis presentes na maçã eram metabolizados.

Os polifenóis são moléculas naturais com funções anti-inflamatórias, antidiabetogênicas e anticancerígenas.

De acordo com os resultados do estudo, nenhum dos compostos fenólicos presentes no suco de maçã é encontrado no organismo em sua forma original (isto é, presente na maçã). De fato, estes compostos são metabolizados de várias formas em humanos em 110 formas químicas diferentes que aparecem no sangue e na urina. Usando técnicas de “metabolômico”, que permitem o estudo simultâneo de um número muito grande de compostos, os investigadores foram capazes de descrever a cinética de metabólitos de particular interesse, que derivam especialmente da floretina, dos flavonóides (catequinas e procianidinas) e do ácido clorogênico, todos os compostos fenólicos particularmente abundantes na maçã, especialmente na casca.

“A quantidade e persistência de cada uma destas moléculas em fluidos biológicos, tem sido muito variável de um indivíduo para outro – explicam os pesquisadores – não só por causa das diferenças genéticas, mas também por causa das diferenças na composição da microbiota intestinal”.

De fato, enquanto 40% dos metabólitos se originaram de processos metabólicos humanos, os 60% restantes exigiram a intervenção de bactérias intestinais para entrar na circulação. Os metabólitos derivados do metabolismo microbiano têm sido mais persistentes, isto é, capazes de permanecer em circulação por períodos muito mais longos. Além disso, foi observada uma correlação entre a composição das bactérias intestinais, medida por experimentos metagenômicos, e a quantidade de metabólitos circulantes. A composição da microbiota intestinal é, portanto, um fator importante na mediação da ação do consumo de maçã.

Ao aumentar a riqueza em polifenóis, portanto, as quantidades de seus metabólitos circulantes aumentam dependendo da dose tomada. Enquanto uma porção limitada dos compostos bioativos da maçã transita rapidamente para o corpo humano, a maioria persiste na urina até 24 horas após o consumo, em concentrações muito variáveis ​​e modulada pela microbiota individual.

Isso indica que nenhum dos compostos de polifenol encontrados no suco de maçã é encontrado no organismo em sua forma original, demonstrando a magnífica atividade natural existente em nossos corpos.

Sobre os benefícios da maçã, leia também:

MAÇÃ: TODOS OS BENEFÍCIOS E COMO ESCOLHER A MELHOR MAÇÃ DO MERCADO




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...