Mais açúcar: a Nutella muda a receita e causa a fúria dos consumidores europeus


Será que alguém aí notou alguma diferença na Nutella? O famoso creme de avelãs teria mudado sua receita na Europa e, ao que parece, o primeiro a notar a diferença foi o Hamburg Consumer Protection Center, uma associação de consumidores da Alemanha, que muito atenta a todos os detalhes, notou uma cor diferente no creme, que parecia menos escuro e mais brilhante.

A nova receita teria aparecido na Alemanha e na França.

Mas o que realmente mudou? As mudanças teriam sido “leves”, se é que se pode assim dizer, mas o problema é que vem a piorar um produto de já discutível qualidade nutricional.

Especificamente, a nova receita aumenta a quantidade total de açúcares que passa de 55,9% para 56,3% e de leite em pó desnatado de 7,5% para 8,7%. Enquanto os ingredientes mais saudáveis, nomeadamente o chocolate e as avelãs, não aumentam! Quanto ao uso do óleo de palma, um ingrediente bastante demonizado na Europa, não houve mudanças em sua quantidade.

Se teve um lado positivo, se realmente quisermos vê-lo, é a diminuição da quantidade de gordura que passou de 31,8% para 30,9%.

Leia também:

NUTELLA E SEUS INGREDIENTES, A FOTO VIRAL QUE REVELA O QUE O RÓTULO NÃO DIZ

Por que a Nutella teria feito essas mudanças? Tudo nos faz pensar que, mantendo o mesmo sabor, atrás da nova fórmula (receita) se escondam os interesses econômicos de sempre. Certamente o leite em pó e o açúcar são ingredientes mais baratos do que o chocolate e as avelãs, que são bem mais caros.

A Ferrero (empresa italiana que fabrica a Nutella) respondeu que a receita de Nutella sofre mudanças regulares mas que deixam o sabor do produto completamente inalterado. Sua desculpa não foi suficiente para acalmar o desapontamento dos consumidores que ficaram particularmente indignados com a mudança, lançando no Twitter a hashtag #boycottNutella.

Depois dessa, embora se trate da Nutella na Europa, a sugestão que fica é sempre aquela de seguir uma dieta o mais natural e saudável possível, evitando comprar alimentos industrializados.

Se você simplesmente é louco por nutella, que tal tentar fazê-la em casa? Olha que é muito simples e fácil:

COMO FAZER NUTELLA EM CASA




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...