A dieta vegetariana é a melhor para os diabéticos e para perder peso


A dieta vegetariana é a melhor para os diabéticos e para aqueles que querem perder peso. É o que sugere um estudo recente segundo o qual, dietas a base de frutas e verduras são mais eficazes do que aquelas de baixa caloria.

O estudo conduzido por Hana Kahleová, Diretora do Clinical Research at the Physicians Committee for Responsible Medicine, em Washington, recentemente publicado no Journal of the American College of Nutrition, foi realizado em 74 pessoas com diabetes tipo 2.

Nestas pessoas, aleatoriamente, foram administrados dois tipos de dietas: uma vegetariana e outra uma dieta convencional antidiabetes.

A dieta vegetariana era composta predominantemente de hortaliças, cereais, leguminosas, frutas e nozes (frutas secas) e, como alimento de fonte animal, apenas uma porção de iogurte magro por dia. A proporção era ~60% de energia dos carboidratos, 15% de proteína e 25% de gordura).

Já a dieta antidiabetes era baseada nas recomendações oficiais da European Association for the Study of Diabetes (EASD) e seguia as proporções: 50% de energia a partir dos carboidratos, 20% de proteína, menos de 30% de gordura (≤ 7% de gordura saturada, menos de 200 mg/d de colesterol/dia).

As dietas eram diversas mas continham as mesmas quantidades de calorias. Na prática, usando uma ressonância magnética, os pesquisadores estudaram o tecido adiposo dos voluntários para ver como as duas dietas diferentes teriam influenciado a formação de gordura subcutânea, subfascial e intramuscular.

Com as mesmas calorias, os diabéticos que seguiram a dieta vegetariana tiveram os maiores benefícios. Os diabéticos vegetarianos perderam cerca de duas vezes mais peso do que os outros diabéticos.

Detalhadamente, com a dieta vegetariana, houve uma perda média de peso de 6.2 kg e de 3.2 kg na dieta convencional.

Ambas as dietas, no entanto, causaram uma redução semelhante de gordura subcutânea, enquanto a gordura intramuscular foi significativamente reduzida na dieta vegetariana e a gordura visceral foi reduzida somente em resposta a uma dieta feita de frutas e verdura.

Perder gordura visceral melhora o metabolismo da glicose e dos lipídeos, o que é fundamental para pessoas com síndrome metabólica e diabetes tipo 2.

A gordura visceral, de fato, tem sido associada à resistência à insulina, e, por conseguinte, sua redução tem definitivamente um efeito benéfico sobre o metabolismo da glicose.

A dieta vegetariana, então, de acordo com pesquisadores norte-americanos, traria grandes benefícios às pessoas com diabetes que são em torno de 3,4 milhões em todo o mundo.

Lembramos da importância, no entanto, de não improvisar dietas e de sempre consultar um nutricionista para avaliar cada caso em particular.

Leia mais sobre Vegetarianismo:

QUER VIRAR VEGETARIANO? VEJA UM PASSO A PASSO QUE PODE FACILITAR TUA DECISÃO

LISA, VEGETARIANA HÁ 20 ANOS, O EPISÓDIO DOS SIMPSONS QUE MUDOU A IMAGEM DOS VEGETARIANOS NA TV

DIETAS VEGETARIANA E VEGANA: COMO GARANTIR TODAS AS PROTEÍNAS NECESSÁRIAS




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...