Oficina de culinária é desenvolvida para o tratamento do câncer


O câncer e a alimentação estão intimamente relacionados, seja porque uma das formas de se prevenir da doença deve-se a uma alimentação saudável, seja porque os tratamentos como quimioterapia e radioterapia deixam o paciente sem fome e enfraquecido.

Os efeitos colaterais dos tratamentos contra o câncer são náuseas, vômito, falta de paladar, diarreia, inapetência, boca seca e dificuldade para engolir. Por isso, a alimentação precisar ser ajustada de acordo com os sintomas apresentados pelo paciente.

Pensando nisso, A.C.Camargo Cancer Center desenvolve, desde 2009, a Oficina de Culinária Funcional. O ambulatório de nutrição do Hospital A.C. Camargo, que é uma referência no tratamento do câncer, elaborou um cardápio para diminuir os efeitos colaterais da quimioterapia, a fim de que os pacientes tenham uma melhor qualidade de vida, não percam peso e se alimentem melhor. Afinal, um corpo bem nutrido tem mais forças para combater a doença.

A nutricionista do hospital, Ana Carolina Cantelli, afirma que o gengibre é um grande aliado no tratamento, pois, segundo pesquisas recentes, ele alivia o sintoma da náusea. “Indicamos preparações de vários tipos com gengibre, que é um alimento fácil de ser comprado, de baixo custo. O paciente pode adicioná-lo em sopas, saladas, sucos, chás”, explica.

Veja aqui as propriedades do gengibre:

gengibre infográfico

Ana Carolina explica, ainda, que cada paciente apresenta uma reação adversa, que pode ser alterada ao longo do tratamento. “Os efeitos são variados em cada paciente, e também podem ir mudando ao longo do tratamento. Os pacientes pediam orientações e nosso papel, na nutrição, é tentar deixar a alimentação menos monótoma, o mais equilibrada possível.”

A nutricionista recomenda que os pacientes em tratamento devem evitar comer fora de casa, sobretudo alimentos crus, porque eles podem estar contaminados e devem ingerir bastante líquido.

O hospital começou a realizar, a cada dois meses, uma oficina aberta ao público dedicada à elaboração de cardápios para pacientes em tratamento contra o câncer.

Confira, a seguir, uma das receitas disponibilizadas pela oficina, a de creme de abóbora com gengibre. Ela ameniza os efeitos colaterais da quimioterapia e da radioterapia.

Ingredientes

  • água
  • abóbora japonesa sem casca picada
  • gengibre pequeno picado (60g)
  • colher (sopa) de óleo
  • dente de alho picado
  • cebola média picada
  • colheres (sopa) de requeijão
  • sal e cheiro-verde a gosto

Modo de preparo

Rendimento: 8 porções Valor calórico por porção: 217 kcal

Indicações

Cozinhe a abóbora com o gengibre e o sal por 20 minutos. Bata no liquidificador.

Em uma panela, refogue o alho e a cebola, acrescente o creme de abóbora e refogue por mais 15 minutos. Acrescente o requeijão e deixe apurar por 10 minutos.

Sirva com cheiro-verde picado.

Encontre mais receitas aqui.

Especialmente indicado para você:

ÁGUA, LIMÃO E BICARBONATO É UMA RECEITA REALMENTE EFICAZ CONTRA O CÂNCER?

ENZIMA ENCONTRADA NO ABACAXI CURA O CÂNCER




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...