A verdura que nós conhecemos como escarola é a Chicorium endivia var. crispun, ou seja, chicória ou escarola crespa, uma verdura meio amargosa, com propriedades prebióticas, antioxidantes e anti-inflamatórias, bastante adequada para regimes de emagrecimento e recuperação da saúde.
O QUE TEM NA ESCAROLA?
A escarola é rica em:
- fibras
- cálcio
- ferro
- magnésio
- potássio
- cobre
- selênio
- zinco
- fósforo
- proteínas
- carboidratos
- manganês
- vitamina B1 (tiamina)
- vitamina B2 (riboflavina)
- vitamina B3 (niacina)
- vitamina B5 (ácido pantotênico)
- vitamina B6 (piridoxina)
- vitamina B9 (ácido fólico)
- vitamina B12 (cobalamina)
- vitamina C
- vitamina E
- vitamina K
Uma porção de 100 g de escarola crua tem, apenas 17 calorias – e alimenta!
Esta verdura, cozida, crua ou refogada, com seu sabor peculiar, fica boa em sopas, massas, recheios de tortas e outros pratos quentes, adequada para a alimentação de idosos (rica em fibras de fácil digestão), grávidas (rica em ácido fólico), atletas (rica em cálcio) e crianças pequenas, adequada para todo tipo de dieta que vise a recuperação do sistema imunológico.
Foto – salada de escarola
A raiz da escarola (ou da chicória) é muito rica em um carboidrato específico, a inulina, que age como prebiótico seletivo para as bifidobactérias – é deste fato que resulta a recuperação do sistema imunológico, o equilíbrio da flora intestinal e, consequentemente, de todo o trato intestinal e capacidade absortiva da sua mucosa. É pelo seu elevado teor em inulina que a escarola tem aquele sabor amargo tão característico e, também pela inulina alta é que a escarola é considerada um alimento funcional.
ESCAROLA NA COZINHA, ALGUMAS DICAS DE CONSUMO
1. Recheio de escarola
Fonte foto
Esse recheio pode ser usado em tortas, quiches, massas ou, simplesmente servido, por exemplo, gratinado ao forno.
- Lave e pique os dois maços de escarola e reserve.
- Amasse com o garfo 500 g de ricota.
- Numa panela antiaderente coloque uma colher de sopa de manteiga e doure 1 ou 2 dentes de alho (inteiros, sem cortar, e descascados).
- Acrescente em seguida a escarola e refogue em fogo baixo por 5 minutos.
- Acrescente a ricota e refogue por mais 5 minutos, ou até quebrar o amargo da escarola.
2.Omelete de escarola
Fonte foto
Esse omelete fica uma delícia se você juntar a escarola aos ovos batidos – eu prefiro a escarola picada, temperadinha, crua, espalhada sobre os ovos que já estão na frigideira. Enrolar ou não é sua opção. Mas, não deixe de acrescentar um fio de azeite e alho cru picado, para equilibrar o sabor. Se a escarola for crua, você sabe, o recheio ficará com o amarguinho típico devido à inulina presente e ativa.
3. Risoto de escarola
Fonte foto
Faça um bom refogado de escarola (com alho, cebola, pimenta vermelha e nozes picadas). Acrescente água e junte o arroz que preferir, para cozinhar, lentamente. Quando estiver quase pronto, junte um copo de vinho branco e deixe apurar. Polvilhe com salsinha ou coentro picadinhos, fica uma delícia.
Bom apetite!
Especialmente indicado para você:
CHICÓRIA OU ALMEIRÃO: PROPRIEDADES, USOS E BENEFÍCIOS
15 RECEITAS VEGANAS: DA ENTRADA À SOBREMESA