Damasco: 10 propriedades e 10 benefícios para tua saúde

  • atualizado: 
damasco

O damasco é um fruto refrescante, revigorante, saboroso e versátil, também denominado com outros nomes, como: abricó, aprico, abricote, abricoque ou alperche, por vezes confundido com a ameixa ou com o pêssego. Vamos conhecer os principais benefícios do consumo dessa fruta à nossa saúde?

1. Características e Descrição do Damasco

Essa fruta de nome científico Prunus armeniaca de cor amarela ou alaranjada, em comparação com o pêssego tem a polpa menos suculenta, e o tamanho um pouco menor.

As sementes do damasco têm propriedades benéficas e medicinais.

A árvore dessa fruta, o damasqueiro, é de pequeno porte, alcançando de 3 a 6 metros de altura, mas podendo chegar até 10 m.

A origem provável desse fruto pode ser Sibéria, Armênia ou China.

O Oriente Médio é o maior produtor dessa fruta, até por isso o damasco é muito utilizado na culinária árabe, em pratos salgados e doces, consumido fresco (in natura) ou seco (desidratado).

No Brasil, o damasco ainda é pouco consumido, de certo, por ser pouco cultivado em nosso país.

Aqui no Brasil, o damasco é apenas cultivado no Rio Grande do Sul e regiões frias de Minas Gerais. Por isso é mais fácil encontrá-lo na forma seca, que geralmente é importada.

Seja como for, essa fruta além de deliciosa é cheia de propriedades saudáveis para nosso organismo e altamente benéfica para nossa saúde. Por isso, se puder, a inclua como alimento em seu dia a dia, vale muito a pena!

Conheça, a seguir, as propriedades e benefícios do damasco.

2. 10 Propriedades do Damasco

O damasco fresco é uma fruta com baixo índice calórico, apenas 50 calorias aproximadamente para cada 100 gramas.

Essa fruta contém ferro, magnésio, potássio, fósforo, vitaminas A, C, K,B3, B5 e B9 e vários outros nutrientes.

Fazem parte da Composição Nutricional do damasco (100g): 10,3 mg vitamina C; 1,4 g de proteína; 0,4 g de gordura; 2 g de fibra; 259 mg de potássio e 11,1 g de hidratos de carbono

O damasco na forma seca possui alta concentração de nutriente, sendo rico em fibras e ferro, porém, é mais calórico (240 calorias / 100 g), já o fresco apresenta 50 calorias / 100 g e há maior quantidade de vitamina C.

O consumo do damasco na versão cozida propicia melhor aproveitamento pelo nosso organismo de nutrientes como betacaroteno, licopeno e pectina, presentes na fruta.

Saiba agora quais são os principais nutrientes dessa fruta e suas as propriedades salutares para nosso organismo:

2.1. Vitamina A

Protege o organismo da ação de infecções, microrganismos e vírus, além de manter a saúde da pele, dos olhos e cabelo.

2.2. Vitamina C

Responsável pela formação de nossas células, além de ter ação antioxidante de combate aos radicais livre, prevenindo infecções, gripes e resfriados.

2.3. Potássio

Mineral que previne a pressão arterial alta, faz parte da manutenção da saúde de músculos e nervos saudáveis, age no combate ao estresse e à ansiedade, evita doenças cardiovasculares, regula nosso metabolismo auxiliando no controle de peso.

2.4. Fibras

Fonte de fibras, o damasco auxilia no emagrecimento, serve como laxante natural, limpando o organismo, além de reduzir os níveis de glicose no sangue.

2.5. Ferro

O damasco na forma seca contém muito ferro, suprindo com o consumo de ¼ xícara de chá, 8% das recomendações diárias desse mineral, que é muito importante para evitar anemia e fornecer energia para o nosso corpo.

2.6. Ácido elágico

Esse composto contido no damasco, reduz os danos causados pelas toxinas ambientais, que possuem efeito carcinógeno e prejudicial para a saúde, agindo assim como inibidor do crescimento das células cancerígenas.

2.7. Betacaroteno

Este carotenoide que faz parte da composição nutricional do damasco contém alto poder antioxidante, ajudando na prevenção do câncer e no fortalecimento do sistema imunológico.

2.8. Licopeno

Este nutriente antioxidante é responsável por prevenir o câncer de próstata e mama, além de reduzir os níveis de LDL, o mau colesterol.

2.9. Pectina

Esta fibra solúvel reduz o nível de LDL, associado à obstrução das artérias, prevenindo assim os riscos de doenças cardiovasculares e auxiliando no equilíbrio do índice glicêmico.

2.10. Altamente nutritivo e funcional para o nosso organismo

Por ser rico em vitaminas como B1, B2, B3, B5, B6 e C é também uma boa fonte de betacaroteno, ácido fólico, cálcio, cobre, ferro, magnésio, potássio e de zinco, o damasco contribui para o bom funcionamento de nosso metabolismo.

3. 10 Benefícios do Damasco

Graças à todas as propriedades e composição nutricional do damasco, em especial, a alta concentração de carotenoides, principalmente, betacaroteno, um poderoso antioxidante muito bom para a saúde, essa fruta nos oferece muitos benefícios.

A seguir serão apresentados os 10 principais benefícios do damasco, para você conhecer melhor as qualidades dessa fruta.

3.1. Anticancerígena

A Dra. Juliana Rossi Di Croce em um artigo para o site SEMAGRO, explica que estudos recentes indicam que as sementes (caroços) do damasco combatem o câncer devido ao seu teor de laetrila, também conhecida como vitamina B17, que tem a capacidade de eliminar células cancerosas.

3.2. Ação rejuvenescedora e regeneradora

Por ser rico em antioxidantes, como vitaminas C e A, o damasco tem efeito restaurador para as células de nosso organismo.

3.3. Promove a Saúde do Coração

A vitamina C e o betacaroteno presentes neste fruto, atuam como cardioprotetoras, além disso, as fibras do damasco previnem a aterosclerose e o enfarte do miocárdio.

Atenção: Devido a propriedade do damasco abaixar a pressão, não exceda o consumo de 100 gramas por dia.

3.4. É digestiva

Ricos em fibras, o damasco é de fácil digestão, além do mais, os taninos presentes nesta fruta ajudam a melhorar o funcionamento do aparelho digestivo e protegem a mucosa intestinal.

3.5. Saudável para os olhos

Rico em vitamina A e carotenoides, o damasco favorece uma visão saudável.

Segundo informação da Dra. Juliana Rossi Di Croce, um relatório científico afirma que comer três ou mais porções de frutas com estes nutrientes diariamente, ajuda na prevenção de doenças oculares relacionadas à idade como, por exemplo, a degeneração macular.

3.6. Combate a anemia

Por conter boa quantidade de ferro e de cobre, o damasco contribui para a formação da hemoglobina, dessa forma previne o desenvolvimento da anemia.

3.7. Beneficia a pele

Devido aos nutrientes rejuvenescedores e antioxidantes contidos no damasco, utilizá-lo na forma de óleo beneficia e trata a pele, tanto para mantê-la saudável, como para combater eczema e sarna.

3.8. Equilibra os níveis de colesterol sanguíneo

O betacaroteno contido no damasco evita a oxidação do colesterol LDL e desintoxica o sangue, prevenindo o aumento desse "mau" colesterol e consequentemente doenças cardiovasculares.

3.9. Ajuda a manter a boa forma

O poder diurético do damasco e o potássio contido nesta fruta, agem na prevenção e redução da retenção de líquidos, edema, hipertensão arterial e gota.

3.10. Serve como reforço nutricional e energético

O damasco é ótimo aliado para quem precisa de um reforço na alimentação, como por exemplo: atletas, crianças, idosos, grávidas, pessoas com anemia ou deficiências nutricionais.

4. Usos e utilidades do Damasco

Para incluir e usufruir do damasco, de forma regular na alimentação do dia a dia, o ideal é consumi-lo entre as refeições ou na hora do lanche, podendo combinar esta fruta com castanhas, nozes, sementes de abóbora, mix de cereais, vitaminas, saladas de frutas e outra formas, reforçando assim ainda mais uma alimentação equilibrada e nutritiva.

O damasco pode ser consumido de duas maneiras: fresco (in natura) e seco (desidratado) diferendo assim um pouco em seus valores nutricionais.

A versão seca dessa fruta tem maior poder nutritivo, pois a perda de água que ocorre no processo de desidratação, faz com que as vitaminas e minerais fiquem mais concentradas na fruta, em contrapartida, as calorias aumentam, por isso, não se deve exagerar em seu consumo diário.

Com relação a durabilidade e conservação dessa fruta, o damasco fresco tem uma validade de consumo de 3 até 5 dias, já o seco dura bem mais e dá para carregar na bolsa e consumir com mais facilidade em outros lugares fora de casa.

Apesar de, em geral o damasco fresco ser consumido sem casca, a maior quantidade de vitaminas e fibras esta nela, pois, a casca do damasco é rica em betacaroteno (substância antioxidante que dá a cor alaranjada à esta fruta), por isso a sugestão, se não apreciar comer com a casca é fazer suco da fruta com casca, aproveitando melhor seus nutrientes.

Além da casca, os caroços do damasco são fontes de fibras, proteína e vitaminas e têm ação expectorante, por isso, são utilizados na medicina chinesa para tratar doenças respiratórias como asma e bronquite, além disso, do caroço, são extraídos óleos com propriedades hidratantes, antioxidantes, cicatrizantes, antissépticas e relaxante.

O óleo extraído do caroço do damasco pode ser utilizado para hidratar a pele, o cabelo e até aliviar dores de ouvido.

O caroço dessa fruta, também serve para fazer esfoliantes faciais com ação microbiana e analgésica, que combatem a acne, e ainda têm as propriedades de equilibrar o PH sanguíneo e eliminar a constipação, além de ser anticancerígeno, por ter boa concentração de vitamina B-17.

5. Dicas de consumo do Damasco

Outras formas de inserir o damasco com seu sabor suave, refrescante e adocicado como parte de nossa alimentação, é utilizando-o em sorvetes, geleias, caldas, compotas, saladas, farofas e torta doce.

Se possível dê preferência ao fruto orgânico, por causa do uso dos agrotóxicos na produção dessa fruta. Caso seja difícil conseguir damascos orgânicos, higienize bem a fruta e consuma sem a casca, que é onde se concentra mais os resíduos de pesticidas agrícolas.

6. Receita de Geleia de Damasco diet (sem açúcar)

Segue agora uma receita para incluir o damasco em sua alimentação de forma saudável e diet, pois é sem açúcar.

6.1. Ingredientes

  • 2 xícaras (de chá) de damascos secos
  • 2 xícaras (de chá)de suco de laranja
  • 3 xícaras de chá de água
  • Raspas de limão siciliano

6.2. Modo de preparo

  • Coloque em uma panela os damascos em cubos ou picados, o suco de laranja, a água e as raspas de limão.
  • Deixe cozinhando e mexa de vez em quando até ferver, isto leva cerca de 30 minutos.
  • Desligue o fogo, deixe esfriar e em seguida bata no liquidificador 2 conchas dessa mistura, até ficar um creme homogêneo.
  • Depois, coloque esse creme novamente na panela com o restante do preparo e cozinhe por mais 5 minutos.
  • Deixe esfriar e assim estará pronto para saborear essa delícia!

7. Alimentação saudável também pode ser diversificada e gostosa!

Deu para perceber que alimentação saudável e equilibrada pode ser, ao mesmo tempo, saborosa, apetitosa e variada, então, quando der inclua e saboreie o damasco, essa delícia saudável em seu dia a dia.

Talvez te interesse ler também:

FRUTAS SECAS: POR QUE VOCÊ DEVERIA COMEÇAR AGORA O HÁBITO DE COMÊ-LAS SEMPRE

RECEITAS DE COOKIES VEGANOS: NUTRITIVOS, SIMPLES E DELICIOSOS!

RECEITAS ÁRABES: ESFIRRA, FALAFEL, HOMUS E MUITOS MAIS

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!