Arroz de plástico: 2,5 toneladas foram apreendidos na Nigéria


Há algum tempo circula um vídeo que mostra como se faz arroz de plástico na China (vídeo abaixo). Mas como não dá pra acreditar em tudo que rola na internet e como isso seria muito bizarro, muita gente não deu importância ao fato que, infelizmente, parece mesmo ser real. Existe arroz de plástico!

E toneladas deste arroz tentavam entrar no mercado nigeriano, passando como arroz verdadeiro para ser vendido no sul do país, quando foram apreendidos pelas autoridades locais.

Conforme noticiou o The Guardian, o episódio ocorreu em dezembro e o arroz era destinado para festas de Natal e Ano Novo, por causa dos altos preços do cereal no país em inflação.

Foram 2,5 toneladas de arroz de plástico apreendido pela polícia nigeriana de Lagos, comercializado por contrabandistas sob a marca “Best Tomato Rice”, proveniente da China.

Segundo a polícia, o arroz de plástico, pela sua forma, poderia ser facilmente confundido com o arroz real.

No país africano, para incentivar a produção local, a importação de arroz é proibida, mas este cereal é de fato o alimento mais consumido na região. O aumento dos preços no ano passado, levou 50 quilos de arroz a custar cerca de 60 dólares.

O arroz falsificado da China tinha sido embalado como os outros, o que dificultava ou impossibilitada seu reconhecimento como falso.

arroz plastico 2

“O arroz era muito pegajoso depois de cozido. Mas ao toque não era visível nenhuma diferença com o autêntico. O que era suspeito e que levou a prosseguir com a análise, foi o cheiro químico que emanava”, disse à BBC Haruna Mamudu, chefe da Polícia Aduaneira de Lagos.

Após a prisão de uma pessoa no entanto, o governo nigeriano desmentiu a ação. De acordo com a declaração do Ministro nigeriano da Saúde, Isaac Adewole, a Agência de segurança alimentar não encontrou vestígios de plástico, e a polícia local não comentou mais o episódio.

Resta a incerteza, por conseguinte, sobre a composição do arroz. Mas pode ser mais uma fraude alimentar já documentada no passado também em outros países.

Leia mais sobre produtos alimentares:

MARCAS DE TAPIOCA SÃO REPROVADAS EM TESTE

ANVISA RECOLHE LOTES DE 5 MARCAS FABRICANTES DE MOLHO DE TOMATE




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...