Projeto sustentável chama atenção para o desperdício alimentar


O maior problema da fome no mundo não se deve à falta de comida, mas, dentre outros fatores, ao desperdício.

Um terço da comida produzida no mundo não é consumida. Isso não gera apenas o desperdício de alimentos, mas também de água, energia, trabalho, combustível, ou seja, toda uma rede de produção alimentar é afetada.

O pior é que toneladas de alimentos têm como destino o lixo. Insatisfeitos com essa realidade, o Projeto Satisfeito atua para estimular o consumo consciente de alimentos, além de disseminar práticas de prevenção ao desperdício. Criado há 3 anos pelo Instituto Alana, é mantido por outra instituição parceira, o Instituto Stop Hunger. Eles fazem parte de um movimento global de combate ao desperdício alimentar e à fome infantil que busca com ações sustentáveis em restaurantes conscientizar sobre o problema, bem como levar recursos que garantam a segurança alimentar de crianças.

Em 27 de agosto, na cidade de São Paulo, haverá o evento Virada Sustentável de 2016, onde o Projeto Satisfeito estacionará o seu Food Truck em algum ponto de São Paulo para servir petiscos criativos preparados com ingredientes cujo destino seria provavelmente o lixo. Essa ação visa a chamar a atenção para a quantidade de comida desperdiçada todos os dias.

feed truck 2

Antes do evento, o Food Truck vai passar por mercados e feiras recolhendo alimentos bons para o consumo humano, mas que por estarem “feios” ou “machucados” seriam descartados.

Os pratos serão elaborados por um famoso Chef de Cozinha convidado pelo projeto e uma equipe de voluntários. Eles utilizarão técnicas para aproveitar integralmente os alimentos e produzir receitas inovadoras, saborosas e nutritivas.

O Projeto Sustentável também fomenta a integração social, já que propõe um modo de vida humanizado ao levantar soluções para contornar a crise econômica.

“Existe um problema de consciência da comunidade, acostumada ao desperdício. Não é uma ação assistencialista, o objetivo é chamar atenção para o quanto se descarta e pode ser aproveitado. Queremos provocar a discussão e conscientizar para que as pessoas levem isso para o seu dia-a-dia”, explica Marcos Szrajer, coordenador do Projeto Satisfeito.

Durante a Virada Sustentável, o projeto espera entregar 1000 refeições. Para atingir essa meta, a equipe lançou uma campanha de financiamento coletivo para arrecadar R$ 15 mil até o dia 11 de Agosto. Para contribuir e conhecer mais sobre o projeto, clique aqui e veja o video abiaxo.

Especialmente indicado para você:

LEI FRANCESA EVITA DESPERDÍCIO E AJUDA NO COMBATE À FOME

IDEIAS DO MUNDO INTEIRO CONTRA O DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS

Fonte: interualla, juntos




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...