Azeitona preta: tipos e benefícios. Por que faz bem à saúde?

  • atualizado: 
azeitonas pretas

Tem quem ama e quem odeie. O fato é que poucos sabem o que são as azeitonas e quais são os benefícios delas para a saúde.

A azeitona preta, versão mais saudável do fruto por passar por um processo de maturação natural, tem nutrientes essenciais para a saúde do coração, do sistema sanguíneo, dos ossos, do sistema digestivo, entre outros. Além disso, tem um sabor característico e combina bem com vários tipo de prato. Quer saber mais? Confira!

POR QUE A AZEITONA É PRETA? PROCESSO DE MATURAÇÃO, FERMENTAÇÃO E OXIDAÇÃO

Para começar, é importante saber uma coisa: para que a azeitona fique da forma como as pessoas conhecem e consomem, ela passa por vários processos.

Tudo começa na árvore onde elas frutificam, as Oliveiras. A partir daí, elas são colhidas, passam por um processo de retirada das impurezas e de seleção; depois são cozidas e ficam armazenadas em salmouras para retirada do sabor amargo característico delas.

Posteriormente, ocorre uma nova fermentação e seleção. E só aí elas estarão prontas para serem vendidas.

azeitona preta 2

Agora, vem a diferença entre as azeitonas pretas e verdes: no caso das pretas, o que muda, basicamente, é o tempo de maturação. Azeitonas verdes têm essa cor por que não chegaram no ponto de estarem “maduras”. Já as azeitonas pretas, sim.

Vale lembrar que há as azeitonas pretas artificialmente. Nesse caso, elas podem ficar até dois meses em fermentação e salmoura, e ainda passam por um processo chamado oxidação, para retirar delas o gosto amargo e dar o tom de preto aos frutos.

VARIEDADES

Existem centenas de tipos de azeitona no mundo. São mais de 270 tipos, segundo a Associação Brasileira de Produtores, Importadores e Comerciantes de Azeite de Oliveira (OLIVA).

Muitos são os aspectos que a diferenciam: o sabor, o aspecto, a região onde nascem os frutos, o período de maturação, entre outros.

TIPOS DE AZEITONAS PRETAS

Há uma série de azeitonas pretas no mercado: a Picual, a Azapa, a Kalamon – um fruto muito resistente e que sempre passa por um processo de maturação tardia -, Konservolia, Mastoidis – variedade considerada rústica - Megaritiki, Bosana, Carolea, Cassanese, Cucco, Dolce Agogia, Giarraffa, Itrana, Menara, Manzanilla de Sevilla, Villalonga, Gerboui, Mission, entre outras.

PICUAL, A MAIS USADA NO BRASIL

As Oliveiras que produzem a Picual são originadas no Sul da Espanha, mas suportam diversos tipos de solo e clima. Além disso, se reproduzem com facilidade. Por esse motivo, ela é bastante predominante no mundo, chegando a ocupar 20% de todas as árvores de Oliveiras. É também a mais usada no Brasil.

Esse tipo de azeitona preta tem um sabor levemente amargo, textura macia e cor arroxeada.

CARACTERÍSTICAS NUTRICIONAIS E USOS

Além de serem apreciadas como aperitivos e acompanhamentos de pratos, as azeitonas também são usadas como base para a produção de azeite.

No caso das azeitonas pretas, vale destacar, elas são mais saudáveis que as versões verdes do fruto.

  • Elas são ricas em ferro, componente essencial para um bom funcionamento dos glóbulos vermelhos do sangue, que trasportam o oxigênio para as células;
  • Contém antioxidantes, que ajudam na prevenção de doenças do coração, na hidratação da pele e cabelos e na saúde da visão.
  • E por serem ricas em fibras auxiliam na boa digestão.
  • As azeitonas pretas também inibem episódios inflamatórios no corpo, podem auxiliar na redução dos riscos de asma, artrite reumatoide e até mesmo osteoporose.

Especialmente indicado para você:

setaAZEITONA - PROPRIEDADES MEDICINAIS, CONTRAINDICAÇÕES E RECEITA

setaA FOLHA DA OLIVEIRA AJUDA NA PREVENÇÃO DE DIABETES, HIPERTENSÃO E ALZHEIMER

setaAZEITE EXTRAVIRGEM DE OLIVA: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER