Quiabo: benefícios e malefícios. Como usar na cozinha

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Quiabo

A peculiaridade do quiabo não está apenas no seu refinado sabor, mas também em toda carga de benefícios que pode trazer para o nosso organismo. Quando consumido adequadamente, o quiabo pode fornecer nutrientes essenciais para o pleno funcionamento do corpo, garantindo uma saúde exemplar. Mas há controvérsias.

Benefícios do quiabo

São inegáveis os benefícios do quiabo para a saúde. Rico em vitamina B, C, cálcio, ácido fólico e fibras, o consumo do quiabo trará pouquíssimas calorias. Seus benefícios podem ser listados da seguinte maneira:

Diminui o colesterol

O baixo teor de calorias faz do quiabo um forte aliado na diminuição de colesterol. Esta característica auxiliará o pleno funcionamento do corpo, garantindo um organismo saudável.

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Trata problemas gastrointestinais

As altas quantidades de fibras presentes no quiabo são benéficas para que haja o funcionamento adequado de todas as funções digestórias e gastrointestinais.

Previne a fadiga

Por favorecer as atividades cardiovasculares, o quiabo faz com que o nosso corpo sinta menos fadiga. O consumo de quiabo em harmônia com a execução de exercícios físicos fará com que o organismo funcione melhor, sem a sensação de desgaste após um exaustivo dia de trabalho.

Combate o estresse

Os importantes níveis de antioxidantes do quiabo ajudam no combate ao estresse quando em contato com a corrente sanguínea. Isso favorece a saúde física e mental, garantindo uma saúde plena.

Fortalece o sistema imunológico

A riqueza em ácido ascórbico (ou vitamina C) faz do quiabo um vegetal fundamental no fortalecimento do sistema imunológico, sendo capaz de prevenir resfriados inoportunos ou mesmo as gripes mais desgastantes.

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Assim, é seguro resumir os benefícios do quiabo da seguinte maneira:

• Previne gripes e resfriados
• Combate stress
• Previne a fadiga
• Trata problemas gastrointestinais
• Reduz os níveis de colesterol

Malefícios do quiabo

Em termos gerais, o consumo do quiabo é considerado seguro para todos, inclusive gestantes e crianças. No entanto, um estudo publicado no periódico Journal of Phytology 2009 relacionou o consumo de quiabo a atrofia testicular. Outros estudos anteriores fazem o meso tipo de relação.

Como usar quiabo na cozinha

quiabo na cozinha

O quiabo é um vegetal versátil, portanto seu uso e consumo é muito simples. Pode ser utilizado para preparar saladas e pratos quentes sem grandes inconvenientes. Algumas dicas são:

Salada de quiabo com limão e cebola

Ingredientes:

• 200 g de quiabo
• 1 cebola média
• ½ limão pequeno
• 1 pitada de sal

Modo de preparo

1. Cozinhe o quiabo por 10 minutos e em seguida corte em pequenos cubos

2. Descasque a cebola e corte-a em pequenas tiras

3. Misture o quiabo e a cebola em um recipiente para servir

4. Esprema o suco de limão sobre o quiabo e a cebola e depois adicione a pitada de sal

5. Basta servir.

Água de quiabo para a saúde

Uma prática que tem se tornado cada vez mais comum é beber “água de quiabo”. Essa prática garante todos os benefícios do quiabo de forma simples:

• Adicione 2-3 quiabos em um copo de água (250 ml) e coloque na geladeira durante a noite

• Deixe o quiabo descansar na água a noite toda e beba pela manhã. Pode ser feito diariamente

• (opcional) também é possível cortar o quiabo em tiras antes de colocá-lo na água, mas deixará o sabor levemente mais amargo. Para quem busca saúde, isso não importa, pois significa que a água tem muito mais nutrientes do quiabo.

O quiabo também pode ser utilizado em pratos quentes. Uma forma fácil é comê-lo com feijão. Primeiro, cozinha-se o feijão como de costume. Na hora de temperar o feijão (com alho e cebola, geralmente) adiciona-se também o quiabo cortado em pequenos pedaços. O sabor é irresitível e serve também para crianças que não gostam do seu sabor (assim todos obtêm seus nutrientes).

Orientações sobre o quiabo

Como vimos, o consumo de quiabo é considerado seguro para todos. No entanto, cabe o bom senso de consultar um médico ou profissional de saúde para obter informações mais precisas se este vegetal pode ou não ser adicionado à sua dieta.

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