10 super alimentos para a gravidez

super alimentos para a gravidez

O ácido fólico, o ferro e as fibras são nutrientes importantes para o desenvolvimento do bebê. É importante conhecer os alimentos que são fontes de minerais, vitaminas e nutrientes para alimentar-se durante a gravidez, garantindo a boa saúde e diminuindo riscos de má-formação congênita. Veja aqui quais são os verdadeiros super alimentos para as gestantes.

1. Figo

O figo é uma importante fonte vegetal de cálcio. Uma porção de 8 figos secos contém um quarto do cálcio necessário diário e 5 gramas de fibra. Figos são ricos em minerais como potássio, magnésio e fósforo, que são úteis para a formação dos ossos e dentes de uma criança, juntamente com a vitamina K, 8 figos secos contêm 23 microgramas desta vitamina. Mesmo figos frescos fazem bem na gravidez, mas a sua versão seca tem uma maior concentração de nutrientes.

figo

2. Cebolinha

A ingestão diária recomendada é de 2 colheres de sopa de cebolinha, para ser usada como condimento. É rica em ácido fólico, ferro, fibra, vitamina C e vitamina B6, bem como cálcio e magnésio. O ácido fólico é um dos nutrientes mais importantes durante os primeiros três meses de gravidez. 2 colheres de sopa de cebolinha fresca picada contém 6,4 microgramas de ácido fólico.

cebolinha

3. Feijão

O feijão é uma importante fonte de ferro, cobre e fósforo. Estes sais minerais são úteis para a formação de células sanguíneas e para garantir o transporte de oxigênio pelas células vermelhas do sangue. Cálcio e fósforo asseguram que os dentes e os ossos da criança se desenvolvam adequadamente. O seu teor elevado de fibra ajuda a combater a náusea típica da gravidez.

feijão

4. Alho-poró

Alho-poró é rico em cálcio, um mineral que contribui para a formação de ossos e combate alguns sintomas típicos da gravidez, tais como irritabilidade, insônia, dor nas pernasdor nas costas. Eles também contêm ácido fólico e vitamina B6, que é necessário para o corpo metabolizar a energia dos carboidratos, proteínas e gorduras na dieta. A vitamina B6 também impede a náusea matinal.

alho poró super alimentos

5. Alcachofras

Alcachofras são uma fonte de ferro e ácido fólico. Uma alcachofra de tamanho médio contém 100 microgramas de ácido fólico e 12% da dose diária recomendada de ferro. Estes nutrientes são essenciais para prevenir má-formação congênita. Alcachofras também são ricas em fibras, que ajudam a resolver problemas com prisão de ventre na gravidez.

alcachofras super alimentos

6. As sementes de abóbora

As sementes de abóbora ajudam a aumentar a ingestão diária de proteína através dos alimentos. A proteína é necessária para ajudar a desenvolver os músculos do bebê e para fortalecer o sistema muscular da mãe. Elas também contêm potássio, de cálcio e de fósforo e um elevado teor de zinco e magnésio, o que ajuda o corpo a queimar gorduras, proteínas e hidratos de carbono como fonte de energia.

sementes de abóbora

7. Creme de gergelim

O creme de gergelim, também conhecido como tahine ou tahin, conserva todos os nutrientes saudáveis ​​encontrados em sementes de sésamo e é rico em ácidos graxos essenciais, que são necessários para a integridade das células nervosas e para o correto funcionamento do sistema imunitário. O bom desenvolvimento das glândulas para a produção do leite da mamãe, o útero e a placenta, dependem de uma ingestão adequada de ácidos graxos essenciais no corpo. O creme de gergelim é também uma boa fonte de fósforo, cobre e magnésio. Porção recomendada durante a gravidez: 2 colheres de sopa por dia.

gergelim

8. Manjericão

É uma boa fonte de niacina, riboflavina e fibras. Também contém vitaminas E, A e C. Ajuda na absorção de sais minerais, tais como fósforo, potássio, cobre, zinco, ferro e magnésio. O manjericão fresco possui uma maior oferta de nutrientes úteis na gravidez. Quantidades recomendadas: 10 colheres de sopa de folhas de manjericão fresco por dia.

manjericão super alimentos

9. Sementes de girassol

Sementes de girassol são uma fonte imediata de ômega 6 e ômega 3. Pode ser acompanhada de sementes de abóbora para a hora da "vontade de beliscar alguma coisa", típica na gravidez, ou adicionado a um muesli no café da manhã ou usado como um condimento para saladas e outros pratos. Eles também contêm magnésio, ferro, cálcio, zinco, potássio e vitaminas úteis para o desenvolvimento dos bebês, tais como a vitaminas K e D.

sementes girassol

10. Melaço

O melaço é uma alternativa natural ao açúcar refinado, que pode ser utilizado eventualmente como um adoçante. Entre os melhores tipos, encontramos o melado preto e melaço orgânico de uva, que também pode ser preparado em casa. Em geral, o melaço é rico em manganês, um mineral importante para o desenvolvimento do bebê, com especial referência para os ossos. Ele também contém potássio e vitamina B6.

melaco

Leia também:

setaYOGA DURANTE A GRAVIDEZ: OS BENEFÍCIOS PARA MAMÃES E BEBÊS

setaGINÁSTICA DURANTE A GRAVIDEZ FAZ BEM AO CÉREBRO DO BEBÊ

setaSAIBA TUDO SOBRE GRAVIDEZ EM IDADE AVANÇADA