Propaganda enganosa: ozonioterapia não tem comprovação científica


Dezenas de clínicas do Brasil estão oferecendo o método de aplicação de ozônio como tratamento para diversas doenças e cobrando caro. Não existem comprovações científicas dos benefícios da ozonioterapia, tratamento não autorizado, muitas vezes feito sem o consentimento do paciente, e que está incluído no ‘kit covid’.

A ozonioterapia é feita através de geradores onde estão ligadas seringas e sondas que transportam uma mistura gasosa contendo o ozônio. As aplicações do gás ozônio podem ser feitas através do ânus, da vagina e via intravenosa. Um dos métodos de aplicação é introduzir o gás no sangue retirado do paciente e reinjetado depois.

Segundo a Anvisa, as máquinas de ozonioterapia são permitidas apenas para uso estético e odontológico. Para a comercialização de qualquer dispositivo médico deve ser obtido registro/autorização e a utilização fora dessas finalidades contraria a legislação sanitária.

Propagandas enganosas

Mas isso não está acontecendo. Propagandas enganosas com promessas de ‘cura’ contra o câncer, combate a infecções virais, infertilidade, endometriose, hérnia, doenças circulatórias e depressão estão sendo vendidas ilegalmente por clínicas de todo o país.

Em entrevista à BBC News Brasil, uma mulher de 35 anos que procurou o tratamento para endometriose em uma clínica de Brasília, diz não ter sido tão eficaz e conta sua experiência após 16 sessões:

“Fiz ozônio via retal. Eles colocam uma sonda no ânus e é injetado com uma espécie de seringa o ozônio. Fiquei sabendo desse tratamento alternativo num grupo de Facebook e resolvi tentar, me cobaiar. Fiz por dois meses, oito sessões por mês”.

No Instagram, uma biomédica em Sergipe, oferece a ozonioterapia como tratamento preventivo para câncer de estômago e intestino. Uma clínica na Paraíba, também publicou em seu Instagram, imagens de tomografias mostrando o antes e o depois de uma paciente com câncer de mama. A legenda da foto dizia que alguns tumores teriam sumido e diminuído após 5 meses de tratamento com ozonioterapia.

Veja o depoimento deste médico:

Para a oncologista do Hospital Sírio-Libanês, Tatiana Strava Corrêa, não há comprovação da capacidade da ozonioterapia prevenir o câncer, tampouco na diminuição de tumores. Ela explica que é um tratamento considerado invasivo e pode prejudicar o paciente a procurar o procedimento correto.

Recentemente, o plano de saúde Prevent Senior foi acusado por prescrever a ozonioterapia, tratamento sem eficácia e segurança comprovadas, contra a Covid-19, por maquiar mortes por Covid e distribuir kits de tratamento precoce.

Leia AQUI a reportagem completa da BBC

Talvez te interesse também:

Ozonioterapia: o ozônio beneficia ou prejudica nossa saúde?

Hortoterapia: cultivando a cura através do plantio! 

As novas terapias alternativas oferecidas pelo SUS. Agora são 29! 




Lara Meneguelli


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...