Bicarbonato com limão: um mix perfeito para sua saúde?

  • atualizado: 
Bicarbonato com limão

O limão é um alimento reconhecidamente bom para a saúde, e o bicarbonato também. Ambos sempre estão em inúmeras listas de produtos que fazem bem. A mistura dos dois, defendida por alguns, funcionaria, dessa forma, como um combo positivo para o organismo, ajudando na boa digestão e funcionamento intestinal, além de prevenir a oxidação das células, auxiliando na prevenção de diversas doenças. Mas será que isso procede?

O que os especialistas dizem a respeito? Saiba mais abaixo sobre o mix de bicarbonato com limão e se ele realmente faz bem à saúde.

Os benefícios do bicarbonato com limão

O limão é importante para a saúde, pois alcaliniza o sangue, estimulando o metabolismo e fortalecendo o sistema imunológico. Já o bicarbonato de sódio atua como um neutralizador, minimizando os efeitos do ácido no organismo. Nesse sentido, o bicarbonato e o limão poderiam ajudar na saúde, de modo geral, para:

  • Minimizar problemas estomacais, como azia, diarreia e má digestão - Graças às propriedades de ambos, a mistura funciona com um antiácido, podendo ajudar, inclusive, no refluxo;
  • Atuar como depurador - O limão e o bicarbonato ajudam a depurar o fígado, limpando as impurezas, além de oferecer minerais essenciais, como vitamina C e potássio;
  • Ajudar no controle do colesterol - A saúde cardiovascular pode ser beneficiada também, pois o limão e o bicarbonato podem auxiliar a regular do colesterol ruim, o LDL.
  • Prevenir pedras nos rins – Graças ao efeito alcalinizante, o limão com bicarbonato pode ajudar os rins a trabalharem melhor, por auxiliar no combate à acidose (excesso de ácido no organismo);
  • Combater infecções – Tendo em vista as propriedades antioxidantes e o efeito no sistema imunológico, o limão com bicarbonato pode ajudar na prevenção de doenças infecciosas, especialmente no trato urinário.

Cura câncer?

Alguns estudos mostraram que o limão pode impedir ou retardar o crescimento de células cancerígenas, e o bicarbonato pode inibir metástases espontâneas e melhorar a eficácia de remédios anticancerígenos. Porém não são pesquisas conclusivas, e existem outras que mostram o contrário: o bicarbonato não teria efeito sobre os tumores, apesar de poder retardar o crescimento nos casos de tumores menores. Ele pode ainda aumentar o crescimento de alguns tipos de câncer, como de bexiga e estômago. Ademais, seriam necessárias altas quantidades da substância para conseguir algum efeito, o que comprometeria a saúde humana.

Emagrece?

Tendo em vista que o bicarbonato é um neutralizador, ele evitaria a ação de ácidos presentes nos alimentos, ajudando no emagrecimento. Segundo alguns, contribuiria ainda para ajudar a desinchar, atuando no organismo na eliminação dos líquidos.

Quanto e quando se costuma usar?

A receita mais comum é misturar 1 colher de chá de bicarbonato e meio limão em um copo de água mineral e tomar em jejum, pela manhã, alternando 2 semanas de consumo, com 2 semanas sem consumir. No entanto, o recomendado é sempre consultar um médico antes de fazer qualquer suplementação.

O que dizem os especialistas

Os médicos, no geral, tendem a desaconselhar o uso do bicarbonato de sódio junto com o limão. Segundo a gastroenterologista Denise de Carvalho, essa mistura não é necessária, pois as pessoas já têm ácido no estômago e não precisam de elementos adicionais. Além disso, o bicarbonato acaba neutralizando o ácido do limão, tornando a mistura ineficaz. E o excesso da substância pode alterar o PH gástrico, causando prejuízos à saúde.

Já o médico Juliano Pimentel lembra que o limão, individualmente, faz muito bem e deve ser consumido, de preferência com um pouco de sal, pois isso ajuda a melhorar o macrobiótica intestinal. Porém a mistura com bicarbonato de sódio não é indicada, principalmente por que o bicarbonato é rico em sódio, o que é ruim para o organismo. Ele ressalta ainda que a suplementação deve ser sempre responsável e indicada por profissionais.

Contraindicações e cuidados

Por ser uma mistura rica em sódio, a água com bicarbonato e limão não deve ser consumida por pessoas hipertensas ou que tenham problemas cardíacos. Além disso, o excesso no consumo pode provocar efeito inverso, prejudicando a saúde do organismo, principalmente o equilíbrio intestinal.

Talvez te interesse ler também:

ÁGUA E LIMÃO: O QUE ACONTECE COM O CORPO TOMANDO TODOS OS DIAS

ÓLEO ESSENCIAL DE LIMÃO: PROPRIEDADES E TODOS OS USOS

50 FANTÁSTICOS USOS ALTERNATIVOS DO BICARBONATO DE SÓDIO

siga brasile pinterest

Você está no Pinterest?

As fotos mais bonitas sempre contigo!

siga brasile instagram

Você está no Instagram?

Curta as mais belas fotos, dicas e notícias!