Cuidado! Lentes sujas podem causar até cegueira


Quem usa óculos ou lentes de contato deve estar atento a algumas práticas de higiene, a fim de não prejudicar ou até de acabar com a visão.

Há pessoas que acham que é só colocar lentes e óculos e sair pela vida, sem se preocupar se esses “segundos olhos” estão devidamente limpos.

No caso daqueles que usam lentes de contato, os cuidados devem ser redobrados. A falta de limpeza delas pode ocasionar até mesmo cegueira. É o que diz um estudo que acaba de ser publicado no periódico científico British Journal of Ophtalmology.

O artigo informa que, desde 2011, a Inglaterra está sendo afetada pela proliferação de uma infecção rara causadora de cegueira. A razão do problema seria a falta de hábitos de higiene.

Riscos para a saúde ocular

A doença, conhecida como ceratite por acanthamoeba (ou queratite) é causada por um gênero de ameboides (acanthamoeba) que, quando chegam aos olhos, podem causar feridas abertas na córnea, danificando permanentemente a visão.

Quem usa lentes de contato está mais exposto ao risco da doença. Os pesquisadores fizeram comparações entre pacientes que usam lentes de contato, os quais tiveram de responder, também, a um questionário sobre como manuseavam as suas lentes.

A conclusão foi de que o risco de infecção foi três vezes maior entre os respondentes que não limpavam as suas lentes, que não lavavam as mãos assiduamente, que nadavam ou usavam banheiras quentes frequentemente, ou que usava um desinfetante – chamado Oxipol – para limpar as lentes.

Os autores do estudo afirmam, entretanto, que nenhum desses fatores isoladamente é a única causa de aumento de registros da ceratite.

De acordo com John Dart, pesquisador do University College London e oftalmologista no Moorfields Eye Hospital: “Esta infecção ainda é bastante rara, afetando 2,5 entre 100 mil usuários de lentes de contato por ano no Sudeste da Inglaterra, mas é possível prevenir. Este aumento nos casos reforça a necessidade de que os usuários de lentes estejam conscientes dos riscos.”

Dart explica que os usuários de lentes de contato reutilizáveis têm de lavar e secar as mãos antes de manuseá-las, assim como devem evitar usá-las ao nadar, lavar o rosto ou tomar banho.

Cuidados de higiene com as lentes

Usar lentes de contato é um espécie de ritual cotidiano. Mas se você optou por usá-las ou está pensando sobre isso, é preciso que você conheça os cuidados rotineiros que você precisa adotar.

Confira as dicas:

Para colocar as lentes:

1. Mantenha as unhas aparadas e limpas;

2. Lave bem as mãos com água e sabão e seque-as, preferencialmente com toalhas de papel ou em tecido que não solte fiapos;

3. Evite colocar e retirar as lentes enquanto estiver com maquiagem nos olhos;

4. Cubra o ralo da pia. Retire cuidadosamente a lente correspondente ao olho direito do estojo, posicione-a sobre o dedo indicador, abra as pálpebras superior e inferior com o auxílio dos dedos médios de ambas as mãos. Olhe para cima e coloque a lente na parte branca do olho. Solte as pálpebras e pisque várias vezes para que ela se adapte à íris;

5. Repita a operação no olho esquerdo;

6. Caso sinta incômodo, retire a lente cuidadosamente e enxágue-a em solução apropriada, recolocando-a em seguida. Certifique-se de que está posicionada corretamente – lentes de contato também possuem lado “avesso”.

Para retirar as lentes

1. Lave e seque as mãos e cubra o ralo da pia;

2. Abra a tampa correspondente ao olho direito do estojo previamente higienizado e seco e adicione solução de desinfecção até a marca, estando assim pronto para receber a lente;

3. Olhe para cima e puxe a pálpebra inferior do olho direito para baixo, deixando o indicador e o polegar livres para deslizar a lente até a parte branca do olho e pinçar para retirá-la. Se o olho estiver seco, pingue algumas gotas de colírio lubrificante, aguarde alguns instantes e tente novamente;

4. Com a lente na palma da mão, cubra-a com a solução, friccione-a suavemente dos dois lados e enxágue-a;

5. Guarde a lente no estojo previamente preparado e repita a operação no olho esquerdo.

Cuidados gerais e importantes

  • Nunca ultrapasse o tempo de uso e evite dormir com as lentes nos olhos;
  • Lave e enxágue suas lentes após o uso;
  • A higienização do estojo deve ser feita com água e sabão, no mínimo semanalmente. Deixe secar naturalmente, com a abertura voltada para baixo sobre papel descartável. O mesmo vale para as tampas. Depois de seco, feche e guarde o estojo;
  • Sempre descarte a solução do uso anterior;
  • Nunca guarde as lentes em soro fisiológico, pois apesar de bom lubrificante, é ineficaz para desinfecção;
  • Se sua lente sair do olho, nunca a recoloque diretamente.
  • Tenha na bolsa um kit com solução multiuso e estojo limpo ao sair de casa, para imprevistos.

Me deu preguiça de usar lentes… O que faço?

Se deu preguiça seguir todos estes cuidados importantes de higiene, saiba que sempre há a opção de usar um óculos confortável para o seu rosto e que combine com o seu estilo, caso você não tenha muita paciência para seguir diariamente esse ritual das lentes de contato.

Pense bem e avalie qual é a melhor opção para você!

Seguir estes cuidados salvará a tua visão.

Talvez te interesse ler também:

COMO LIMPAR AS LENTES DOS ÓCULOS COM OU SEM GRAU PARA UMA VISÃO PERFEITA

COLÍRIO NATURAL, CHÁS E ALIMENTOS PARA TER OLHOS SAUDÁVEIS




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...