Cúrcuma: uma possível terapia para o câncer causado pelo HPV


Cúrcuma, uma especiaria muito usada nas culinárias indiana e asiática, também conhecida por nós como açafrão, pode desempenhar um papel terapêutico em cânceres de lábio e da cavidade oral, associados ao papilomavírus, conforme demonstra uma nova pesquisa.

Um dos principais ingredientes ativos na cúrcuma, a curcumina, é um antioxidante que parece ter um efeito contrastante aos vírus do papiloma humano (HPV). 

O papilomavírus promove o desenvolvimento do câncer de colo do útero e da cavidade oral. No momento não existe cura, mas de acordo com especialistas, a curcumina pode oferecer um meio de controle para o futuro.

“A curcumina possui propriedades antiviral e anticâncer” – disse o Dr. Alok Mishra, um especialista da Universidade de Emory, em Atlanta, nos Estados Unidos – “E de acordo com os nossos resultados, podemos dizer que também é benéfica para a manutenção da saúde da boca.”

O estudo foi publicado na revista Ecancer Medical Science do Instituto Europeu de Oncologia, sob o título de “Curcumin modulates cellular AP-1, NF-kB, and HPV16 E6 proteins in oral cancer“.

Já em 2005, a equipe de pesquisa do Dr. Mishra observou o efeito da curcumina sobre as células do HPV e sobre o câncer cervical. A curcumina, com a sua ação antioxidante, reduz a expressão do vírus HPV. Isto sugere que a curcumina poderia controlar o grau de infecção pelo HPV.

“Do momento em que os casos de câncer oral relacionados ao HPV aumentaram, testamos a mesma hipótese sobre este tipo de câncer. Os resultados foram muito interessantes.” – Disse o Dr. Mishra.

Os novos resultados podem sugerir um posterior papel terapêutico para a curcumina no controle do câncer. O especialista afirma que o uso da cúrcuma, e outros antioxidantes, podem ser positivos para a saúde em geral e, em particular, aos casos de câncer oral relacionados ao HPV.

Leia também: 5 especiarias anticâncer




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...