Albumina alta e baixa. O que causa e como corrigir

albumina-sangue

É importante se conhecer o que é a albumina no sangue (também há na urina, quando existe algum problema). Veja aqui entender as taxas de albumina no plasma sanguíneo.

Albumina: o que è?

Albumina é uma proteína produzida no fígado. Ela tem muitas funções mas, a mais importante é a de manter constante o nível de líquido nos vasos sanguíneos. A albumina, medida no sangue, deve representar de 50 a 60% das proteínas plasmáticas - isso quer dizer, valores entre 3,5 e 5g por cada 100 ml de sangue.

A correlação albumina X água disponível no plasma é de 1 X 18, quer dizer que, cada gramo de albumina existente correspondem a 18gr de água efetivamente disponível para o corpo humano. E a água, você sabe bem, é fundamental para a vida.

Explicando melhor, a albumina é uma substância essencial para a regulação da pressão oncótica no plasma o que quer dizer que, quando há excesso de albumina, o sangue se acumula de água em exagero, naquela proporção de 1 X 18 comentada acima, o que provoca sobrecarga no trabalho do sistema cardiovascular. Quando há falta desta proteína, a água do plasma “escorre” para um espaço entre uma célula e outra, espaço intersticial, e provoca os inchaços e edemas, o que dificulta em muito o trabalho do sistema renal de depuração.

Com essa informação você pode entender os resultados da sua análise de sangue.

Quando se altera o equilíbrio da albumina no sangue?

As principais causas das alterações aos valores desta substância no sangue são:

  • diminuição da produção (teor de proteína reduzida, desnutrição, má absorção)
  • cirrose do fígado
    aumento da secreção pelos rins (ascite, nefropatia ou enteropatia)
    diarreia prolongada
    perda de proteínas por queimaduras
 

Albumina alta

Quando os valores de referencia estão aumentados, isso pode significar que você sofre de alguma das seguintes patologias:

Albumina baixa

Os valores reduzidos de albumina no plasma sanguíneo podem ser causados por:

  • alcoolismo
    deficiência hereditária
    hepatite aguda ou crônica
    cirrose do fígado
    colagenopatias
    gravidez
    inflamações
    insuficiência renal crônica
    hipertiroidismo
    leucemia
    subnutrição
    malignidades
    pancreatite
    queimaduras
    cirurgias
    choque
    diabetes

Para você entender melhor, falemos do ovo. A clara de ovo é albumina, a gema, o núcleo da célula. Sim, o ovo é uma célula.

albumina ovo

Na gravidez pode ocorrer perda acentuada de albumina, em casos de pré-eclâmpsia, por exemplo. É por isso que se mede, como rotina, a albumina presente na urina das grávidas (a urina com albumina, visualmente, se apresenta como se tivesse clara de ovo).

No caso, a albumina já é um aviso do organismo que prenuncia um problema grave que poderá vir a comprometer a vida da gestante e do feto.

Os tratamentos para excesso ou falta de albumina no plasma sanguíneo dependem das causas que originam essa patologia. É fundamental o acompanhamento médico, no caso. Mas, uma forma de se recuperar os níveis de albumina no plasma é via transfusão de sangue. Dê uma lida aqui a respeito disso. 

Especialmente indicados para você:

GRAVIDEZ: TODOS OS ALIMENTOS A SEREM EVITADOS

ZINCO: MINERAL ESSENCIAL EM NOSSA VIDA. VOCÊ SABE PORQUÊ?

DIETA SAUDÁVEL PARA UMA LONGA E BOA VIDA

Fonte: Analisis del sangue