Tabela Chinesa – O que é e Será que Funciona?


Uma das grandes ansiedades das grávidas é saber o sexo do bebê. Algumas, não aguentam a ansiedade e recorrem a alguns métodos milenares que prometem acabar com essa dúvida. Um dos mais conhecidos – e utilizados – é a tabela chinesa.

Por meio de um cálculo simples da idade da mãe com o mês da concepção, seria possível saber se a criança que virá será uma menina ou um menino. No entanto, será que funciona mesmo? E dá para escolher mesmo o sexo do bebê, antes da concepção?

Conheça mais sobre esse assunto, seguindo o que vem logo abaixo.

{index}

Tabela chinesa – será que funciona?

Originária da cultura chinesa, a tabela chinesa tem origens divergentes. No entanto, a mais aceita é que ela era usada por imperadores como forma de garantir a linhagem de meninos para sucessão no trono.

Ela ganhou popularidade na internet, principalmente, pois muitas mães garantem que o resultado é certeiro. Os defensores da tabela chinesa dizem que a eficácia dela pode chegar a 99%. No entanto, vale lembrar, que esse método não é aceito pela comunidade científica como confiável.

Existe, inclusive, um estudo feito na Suécia, em 2010. Os pesquisadores fizeram um levantamento de 2,8 milhões de nascimentos, entre 1973 e 2006. O resultado mostrou que a eficiência do método da tabela chinesa era de 50%, ou seja, comparável a outros testes, como cara e coroa.

De todo modo, a gestante pode escolher fazer a tabela chinesa, apesar das informações científicas desanimadoras. Caso queira, basta somar 1 à idade que tinha ou tem no ano em que ficou grávida, com exceção daquelas que tenham nascido em janeiro e fevereiro.

A soma do número 1 deve-se às adaptações necessárias, tendo em vista que a tabela chinesa usa o calendário lunar chinês, que é diferente do gregoriano ocidental solar.

Conheça abaixo um exemplo de tabela chinesa para calcular o sexo do bebê.

tabela chinesa sexo bebe

Fonte tabela

Como usá-la para escolher o sexo do bebê

Para quem quer “escolher” o sexo do bebê, a tabela chinesa também pode ser útil. Existem meses mais favoráveis ao nascimento de meninos e outros de meninas. Para tanto é necessário fazer o cálculo antes de partir para a concepção.

No entanto, a tabela chinesa é apenas uma forma de tornar a gestação mais divertida.

O mais indicado sempre para saber o sexo do bebê é fazer o exame de sexagem fetal, a partir da 8ª semana, que conta com taxa de acerto de 99%; ou aguardar o ultrassom fetal, a partir da 14ªsemana.

Para as mais apressadinhas, existe sempre a opção de usar a tabela chinesa, mas lembre-se, como um cara e coroa sem fundamento científico.

Mas e então? funcionou com você?

Talvez te interesse ler também:

VEJA POR QUE BEBÊS NÃO DEVEM NUNCA BEBER ÁGUA ANTES DOS 6 MESES

 

ENGRAVIDAR ESTÁ DIFÍCIL? O QUE FAZER NESTE CASO?

COMO ENGRAVIDAR COM FACILIDADE – VERDADE E FICÇÃO




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...