Superexposição nas redes sociais traz consequências negativas para adolescentes e crianças


Cada dia aumenta o número de pessoas utilizando a internet e para diferentes finalidades. Porém, a superexposição nas redes sociais é preocupante, especialmente quando ocorre entre as crianças e adolescentes.

As timelines estão sempre destacando acontecimentos importantes ou não da vida das pessoas. São fotos, comentários, status, indiretas, desabafos e muitas outras informações que retratam o dia a dia.

Muitos não se preocupam em expor a vida familiar, pessoal, amorosa, social e profissional. Mas até onde isso é preocupante? Quais são as consequências negativas para adolescentes e crianças?

Superexposição nas redes sociais é vista como algo inocente

Instagram, Facebook, Snapchat, YouTube, Twitter, entre outras, as redes sociais podem se tornar vilãs na vida dos adultos. Muitas pessoas ocupam seu tempo livre na internet, resultando na dependência das redes sociais.

Da hora que acordam até a hora que vão dormir, elas postam os lugares que frequentam, os horários, entre muitas outras informações pessoais. Porém, se esquecem que pessoas de má índole estão vigiando e com isso, se tornam potencial vítimas de criminosos.

Entre as questões que deixam os pais mais aflitos, está a superexposição de seus filhos nas redes sociais. Por serem jovens demais, não conseguem discernir determinados comportamentos, como sendo certos ou errados.

É claro que, com a evolução digital, podemos receber informações em tempo recorde. Os aplicativos nos ajudam em diferentes questões, desde a comunicação com familiares e amigos, até em pesquisas de conteúdos relevantes.

Mas a falta de atenção ao conteúdo que as crianças e adolescentes estão acessando, pode se tornar um problema, e as redes sociais acabam se voltando contra os filhos.

Quais são os perigos das redes sociais na vida dos filhos?

Por serem menos experientes com a vida, as crianças e adolescentes podem sofrer:

Golpes

Com a finalidade de adquirir determinados objetos a um preço bastante atrativo, os filhos podem fornecer dados do cartão de crédito de seus pais, por exemplo. A internet está cheia de golpistas que esperam a oportunidade para conseguir o que querem. Com isso, os pais acabam sendo prejudicados, financeiramente.

Cyberbullying

Ofensas que são enviadas, geralmente, por mensagens anônimas, bem como constrangimentos e ameaças, são alguns exemplos. O assédio virtual é muito perigoso e tratado como uma violência virtual. Os pais precisam estar atentos e deixar claro aos filhos para que, se ocorrer, contar a eles. Além disso, é necessário denunciar os

culpados o quanto antes.

Autoestima baixa

As selfies precisam estar perfeitas para que as postagens recebam muitos likes. Com isso, surge a necessidade de aprovação constante, o que acarreta em diferentes tipos de consequências. Além disso, os adolescentes estão sempre se comparando com outras pessoas, se deslumbrando com a vida perfeita dos amigos e não conseguem perceber que essas postagens são apenas imagens, e que nem sempre são reais. Isso afeta a autoestima, além de acabar se tornando uma pessoa arrogante por querer sempre ser popular e receber elogios.

Dependência

A dependência pelo celular, especialmente o aplicativo WhasApp, é algo que pode gerar transtornos mentais. É fundamental que os pais saibam limitar esse tempo gasto na internet. Sem contar que as crianças e adolescentes acabam por não se desenvolver, socialmente.

Qual a solução para proteger os filhos?

spyze painel

As redes sociais, quando o uso não é controlado e vigiado pelos pais, podem ser bastante prejudiciais às crianças e aos adolescentes. Mas como ajudar os filhos? Como protegê-los?

Para que os pais fiquem mais tranquilos, eles podem usar os aplicativos a favor deles. Atualmente existem os apps para controle parental, que permite que os pais vigiem as atividades digitais dos filhos.

Esses aplicativos foram desenvolvidos para atender a essa necessidade, bem como também rastrear celular para que se obtenha a localização das crianças em tempo real. Outras funções incluem ainda: definir limites para o tempo online, monitorar o uso deaplicativos, entre muitas outras oportunidades úteis aos pais.

Entre as opções, o Spyzie faz bem essa função e é muito fácil de instalar e usar. Ele é um aplicativo de monitoramento que permite aos pais acompanharem tudo o que os filhos fazem online.

Como proteger as crianças e adolescentes por meio do celular?

Como informado acima, na atualidade podemos contar com diversos aplicativos decontrole parental. Entre as vantagens, está a possibilidade de encontrar endereço pelo número do celular.

Com o Spyzie, por exemplo, é possível rastrear o dispositivo móvel, o que contribui tanto se você perdê-lo, quanto para monitorar o dono do aparelho. E mesmo que a pessoa desligue o pacote de dados ou o GPS, ainda assim será possível localizá-lo pelo número.

Além disso, com o aplicativo Spyzie você conseguirá rastrear o WhasApp só pelo número. Assim, terá acesso à todas as conversas ou mensagens na rede social, mesmo que estas sejam apagadas.

Como monitorar as mensagens do WhatsApp de crianças e adolescentes?

spyze

Para monitorar as mensagens do WhatsApp de crianças e adolescentes, você pode contar com o apoio da tecnologia moderna. Entre as ferramentas de rastreamento mais recomendadas, está o Spyzie.

Independe de o seu filho ter um Android ou iPhone, você poderá visualizar absolutamente todas as conversas nessa rede social, inclusive as que foram apagadas. Ao registrar a sua conta e escolher um dos planos disponíveis, você já poderá acessar todas as funções disponíveis.

Atualmente está mais fácil monitorar o acesso online, bem como rastrear os filhos. Mas, além de ter essa facilidade, você deve conversar sempre com as crianças e adolescentes, orientando-os sobre privacidade. Outro ponto importante é estar sempre por perto quando eles utilizarem o dispositivo móvel.

A superexposição nas redes sociais traz consequências negativas para adolescentes e crianças. Mas cabe aos pais oferecer proteção, instruindo-os e usando aplicativos, como o Spyzie.




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...