10 frases famosas de Maria Montessori


O método Montessori oferece sugestões e princípios para pais e professores educarem as crianças para a felicidade e a liberdade do homem. No mundo, o método Montessori está presente em milhares de escolas, principalmente nos Estados Unidos.

Não é apenas um método pedagógico, é um ensinamento de vida enquanto abraça a educação ambiental, a educação para a paz e orienta as crianças ao amor pela vida.

Algumas frases que Maria Montessori nos deixou em seus textos, nos ajudam a compreender melhor o método educativo que ela concebeu.

1. Esperança para o futuro

“Se houver para a humanidade uma esperança de salvação e de ajuda, esta ajuda só pode vir da criança, porque é nela que se constrói o homem.” (Maria Montessori)

2. A autonomia das crianças

“O maior sinal de sucesso para um professor … é poder dizer: as crianças estão trabalhando como se eu não existisse” (Maria Montessori)

No artigo abaixo, você irá entender como a palavra “trabalhar” se coloca dentro do método Montessori.

3. A criança e a sua felicidade

“A prova de sucesso da nossa ação educativa é a felicidade da criança.” (Maria Montessori)

4. A importância da concentração

“A primeira premissa para o desenvolvimento de uma criança é a concentração. A criança que se concentra é imensamente feliz. ” (Maria Montessori)

5. O trabalho manual

“O trabalho manual com um fim prático, ajuda a adquirir uma disciplina interna.” (Maria Montessori)

torre-rosa-montessori

6. As crianças e os pais

“Muitas vezes entre crianças e pais, os papeis se invertem. As crianças, que são ótimos observadores, têm piedade de seus pais e ficam de seus lados para lhes proporcionar alegria”. (Maria Montessori)

7. Ambiente rico e estimulante

“Para ajudar uma criança, devemos fornecer-lhes um ambiente que lhes permita desenvolver-se livremente” (Maria Montessori).

8. Ajuda e liberdade

“É necessário que o professor oriente a criança sem que esta sinta muito a sua presença, de modo que possa estar sempre pronto para prestar a assistência necessária, mas nunca sendo um obstáculo entre a criança e a sua experiência.” (Maria Montessori).

educar-montessori

9. Não impedir a aprendizagem

“Nunca ajude uma criança enquanto ela estiver executando uma tarefa na qual, ela sente que pode ser bem sucedida.” (Maria Montessori)

10. Ajude-as a fazer tudo sozinhas

“Ajude-as a fazer sozinhas.” (Maria Montessori)

Esta é a frase que resume em poucas palavras o conceito principal do método Montessori. É importante que as crianças aprendam a ter independência e que já, desde uma idade precoce, possam explorar, sem medo, o ambiente em que vivem.

Mais sobre o Método Montessori:

10 JOGOS E MÓVEIS PARA CRIANÇAS, SEGUNDO O MÉTODO MONTESSORI

O FANTÁSTICO MÉTODO DE MARIA MONTESSORI

MÉTODO MONTESSORI: COMO FAZER O POTE DA CALMA (CALMING JAR)

TORRE ROSA MONTESSORI – COMO FAZER E PORQUE USAR




Redação greenMe

Um mundo melhor é possível com pequenas grandes ações no dia a dia 🐝 greenMe.com.br é um site de informação sobre meio ambiente e saúde, criado para levar ao grande público, a consciência de que um mundo melhor é possível, através de um comportamento respeitoso com todas as formas de vida.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...