Educação ambiental nas escolas poderá ser obrigatória no Brasil


A Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) vai votar o PLS nº 221/2015, de autoria do senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), que estabelece a criação da disciplina de educação ambiental nas escolas de ensino fundamental e médio.

Se aprovado, o projeto de lei do senado passará, ainda, pela avaliação da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE).

O projeto, que modifica a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), quer transformar a educação ambiental em uma disciplina obrigatória para os alunos de todas as séries dos níveis fundamental e médio. As escolas, hoje, não são obrigadas a tartar do tema, que, geralmente, é debatido com os alunos em outros currículos.

foto

foto: shutterstock

O senador justifica o projeto porque diz acreditar ser fundamental transmitir conhecimentos ambientais para as novas gerações. “A educação ambiental é tratada como um tema transversal, o que inviabiliza uma prática contínua, permanente e com conteúdo próprio. Assuntos como reciclagem, sustentabilidade, medidas de reúso de água, ecologia devem ser tratados com a devida importância”, argumenta o senador.

O relator do projeto, senador Valdir Raupp (PMDB-RO), apresentou voto favorável à aprovação sem qualquer emenda.

Estamos na torcida!

Talvez te interesse ler também:

Fonte foto capa:




Gisella Meneguelli

É doutora em Estudos de Linguagem, já foi professora de português e espanhol, adora ler e escrever, interessa-se pela temática ambiental e, por isso, escreve para o greenMe desde 2015.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...