Banho itinerante em Praia Grande-SP aquece e limpa o corpo e a alma dos moradores de rua


Levantamento realizado pelo Diário do Litoral junto às Prefeituras da Baixada Santista, no ano de 2018, apontou que haviam até então 4.233 pessoas sem lar na região, tendo tido um aumento de 18% em comparação com 2016, que existiam 3.585 moradores de rua.

Em virtude dessa realidade, o poder público, ONGs, associações comunitárias, instituições religiosas e cidadãos têm se mobilizado para ajudar essas pessoas que vivem nas ruas, levando uma pouco mais de conforto, alívio e recursos para atender algumas de suas necessidades básicas.

Como exemplo disso, temos a iniciativa da Igreja Santo Antonio em Boqueirão, Praia Grande, litoral paulista, com o banheiro itinerante levado por uma carreta, para oferecer banho quente aos moradores de rua em locais desse município.

O banheiro móvel transportado por uma carreta conta com dois chuveiros e promove cerca de 30 banhos aquecidos por noite para as pessoas que vivem nas ruas, e ainda é dado a elas kits de higiene e refeição.

O banho itinerante circula por bairros da cidade oferecendo chuveiro com água aquecida e roupas limpas para aqueles que passam frio e vivem nas ruas.

Neste Inverno, essa ação vem trazendo mais solidariedade e calor humano para as pessoas necessitadas de Praia Grande. Trata do projeto “Amigos do Banho”, que foi inaugurado em novembro de 2018, desde então, a carreta itinerante de banho vem passando pelos bairros do município todas as quartas-feiras, proporcionando cerca de 30 banhos com água aquecida por dia aos moradores de rua.

Neste vídeo publicado na página do Facebook da Paróquia Santo Antônio, Praia Grande /SP – Matriz, mostra como se inciou esse projeto que foi inaugurado em 2018, na data criada pelo Papa Francisco, dia 18 de novembro -“DIA MUNDIAL DO POBRE” e que aconteceu em frente ao Lixão da Praia Grande.

Além do banho, cada pessoa assistida por esse projeto recebe um kit de higiene, roupas limpas e, quando disponível, um cobertor. Após o banho, recebe uma refeição completa, com arroz, feijão, mistura, pão e suco.

O criador da carreta de banho móvel, Rubens Prado Júnior, teve essa ideia de oferecer banho aos moradores de rua, ao sair à noite para ajudar os necessitados, levando refeições aos moradores de rua e sobre isso ele ampliou:

“Fazemos refeições há dois anos, e tive a ideia ao conhecer a vida e as condições de higiene que essas pessoas apresentam. Pesquisei e consegui construir, com o apoio da igreja.”

Os Voluntários da Paróquia Santo Antonio preparam cerca de 400 refeições mensais para pessoas em situação de rua.

Para a manutenção e viabilização desse projeto, há o suporte financeiro dado pela Paróquia Santo Antônio, de Praia Grande e Rubens Prado Júnior, juntamente com uma equipe formada por cerca de 15 membros das capelas Espírito Santo e Mãe de Deus que preparam as marmitas e ajudam no funcionamento da carreta de banho.

Os resultados dessa boa ação trazem gratificação e satisfação também para quem a pratica, como no exemplo de um homem que voltou para agradecer aos voluntários, dizendo que, “com o banho e a roupa nova, teve forças para voltar para a família e conseguiu arrumar um emprego”.

Rubens Prado Júnior disse, em entrevista ao Jornal da região A Tribuna, que uma das dificuldades de ajudar e conseguir ajuda para os moradores de rua é o preconceito e ele esclarece o motivo:

“Às vezes, não saímos por falta de roupas, pois 90% dos que tomam banho são homens. Existe muito preconceito em doar roupas e alimentos, acham que estamos incentivando para que essas pessoas fiquem na rua.”

Podemos ajudar doando itens de banho, roupas, cobertores e mantimentos para estas comunidades religiosas e também ONGs que ajudam moradores de rua, dessa forma a solidariedade será maior que o preconceito e a compaixão será mais forte que a condenação!

Talvez te interesse ler também:

VARAL SOLIDÁRIO: UM INVENÇÃO INCRÍVEL PARA AJUDAR QUEM PASSA FRIO

TODO MUNDO DE BANHO TOMADO: ÔNIBUS QUE SE TRANSFORMAM EM CHUVEIROS PARA OS SEM-TETO

UMA LAVANDERIA ITINERANTE E GRATUITA PARA OS SEM-TETO

Fonte foto: Razões para Acreditar




Deise Aur

Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos Fala e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...