Casa para todos: Finlândia mostra que é possível acabar com a população de rua

Casa para todos: Finlândia mostra que é possível acabar com a população de rua

A Finlândia, um dos países mais desenvolvidos do mundo, conseguiu encontrar uma solução humanitária para um dos problemas urbanos mais difíceis de resolver: a falta de moradia. Mais especificamente a falta de moradia que assola a população de rua.

O país europeu reduziu em 40% o número de desabrigados, desde que as medidas foram adotadas. Atualmente, apenas 0,08% da população é sem-teto na Finlândia.

O programa foi inspirado no Pathways Housing First, fundada nos anos 90 pelo psicólogo Sam Tsemberis. Intitulado de Housing First, foi elaborado por um Comitê Governamental Especial, em 2007.

O programa oferece moradia gratuita, sem estipular condições para que as pessoas tenham acesso. Qualquer um pode ter uma casa e, igualmente importante, apoio de profissionais, como médicos e psicólogos.

Esse apoio é essencial, pois várias pessoas em situação de rua têm histórico de uso de drogas e problemas familiares. Com esse programa, a Finlândia conseguiu um marco impressionante: 4 em cada 5 pessoas que conseguem essas moradias voltam a ter uma vida estável.

E de onde vêm essas casas?

Para conseguir essa grande quantidade de casas, o país fez a compra de imóveis no mercado privado e reaproveitou edifícios antigos, renovando os espaços.

O objetivo atual do governo é reduzir pela metade o número de desabrigados até 2023 e zerar os índices até 2027.

Talvez te interesse ler também:

Quer ser feliz? Vá para a Finlândia, grátis, aprender o que é felicidade

A Finlândia é o país mais feliz do mundo, segundo a ONU

Na Finlândia, a escola elimina as matérias do curriculum clássico

Gostou? Compartilhe!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on tumblr
Share on reddit
Share on pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *