Não é Não – Carnaval 2018 Contra o Assédio Sexual


Embora a sociedade tenha avançado muito na valorização da figura da mulher na sociedade, ainda existe um longo caminho a percorrer. O desrespeito com o corpo feminino ainda é algo enraizado e difícil de combater. Basta olhar as estatísticas: no Brasil, a cada 11 minutos uma mulher é estuprada e, 4 em cada 10 mulheres já sofreram alguma espécie de assédio sexual.

Atualmente, é mais comum que elas denunciem abusos, no entanto, o medo de represálias ou “do que os outros vão pensar” ainda é algo muito latente na sociedade.

Diante de tudo isso, talvez não exista momento mais oportuno para falar sobre assédio do que o Carnaval. Foi seguindo essa lógica que um coletivo feminino resolveu marcar na pele um recado simples, mas muito claro: “Não é não!”.

A ideia começou a florescer no Carnaval do ano passado, no Rio de Janeiro. Por meio da criação de tatuagens temporárias com os dizeres citados, um grupo de mulheres resolveu ampliar a iniciativa, buscando financiamento coletivo pela internet. O resultado deu muito certo e hoje já são 5 Estados participantes: Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Pernambuco e Bahia. Distribuídas em pontos estratégicos, essas tatuagens são fortes mensagens de que o assédio começa realmente depois do NÃO.

Além deste projeto, a Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres e Idosos (SEDHMI) está lançando a campanha “Carnaval é curtição, respeita o meu não”, justamente para reprimir os casos de assédio. A divulgação será feita em transportes públicos e também nas redes sociais.

Outra iniciativa é a ferramenta #AconteceuNoCarnaval, que visa divulgar relatos de pessoas que viram ou vivenciaram casos de violência contra à mulher.

Não é Não! Participe você também

E se a tatuagem desta campanha não chegar até a sua cidade, você mesma pode desenhar o “Não é Não!” em uma parte visível do corpo. Veja a foto da Marina Person com a Leandra Leal no pré carnaval de São Paulo:

nao e nao leandra

Foto: Instagram

E vamos curtir o Carnaval com muito amor, respeito e alegria.

Sobre a origem e o significado do Carnaval, leia: MAS, AFINAL, O QUE É O CARNAVAL? ORIGEM E SIGNIFICADO.

E que tal IMPROVISAR A TUA FANTASIA COM O QUE TIVER EM CASA?

Este ano, menos glitter é mais: CARNAVAL SEM GLITTER! ESTE BRILHO É UM PERIGO PARA MARES E OCEANOS.

E uma ótima festa a todos 🙂

Fonte foto capa: Arteefeminismo




Cintia Ferreira

Paulistana formada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro, tem o blog Mamãe me Cria e escreve para greenMe desde 2017.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...