Sociedade

Apesar do pessimismo de 2016 a tendência é que a vida melhore

otimismo 2016
  • Escrito por Felipe Chaves

2016 parece ter sido um dos piores anos da história. Tivemos vários ataques terroristas, ficamos chocados com as mortes dos refugiados no mar, com as guerras,  presenciamos a partida de grandes estrelas da arte como David Bowie, Prince e George Michael. No Brasil tivemos de conviver com o processo de impeachment que fez com que o brasileiro se matasse na discussão política desfazendo amizades. As chacinas nas prisões fizeram com que o Ano Novo começasse com sangue. Não faltam motivos para ver tudo como uma grande desgraça. Porém, apesar de todos os sinais indicarem que 2017 também será ruim, alguns dados mostram que na verdade o mundo vem melhorando, e de forma significativa.

Otimistas, pessimistas, confiantes e invejosos: os 4 tipos básicos da personalidade humana

teste personalidade
  • Escrito por Felipe Chaves

Embora cada pessoa se comporte diferente de acordo com suas próprias experiências de vida, um estudo recentemente publicado na revista Science Advances revela que ao menos 90% da população pode ser classificada em apenas 4 grupos de personalidade. Dentre os pessimistas, otimistas e confiantes, os invejosos ocupam a maior parcela, atingindo ao menos 30% da população.

Brasil também tem prisão modelo: humanização e zero chacina

prisão modelo
  • Escrito por Gisella Meneguelli

O Brasil está passando por graves acontecimentos na segurança pública. Mais uma chacina em presídios entra para a história do nosso país e nos instiga a refletir sobre o modelo que o país adota para tutelar os seus detentos. Sabemos que o crime organizado está fora e dentro das prisões, e as consequências disso para a sociedade e para a população carcerária têm efeitos reais nas vidas das pessoas.

Carnaval sem penas e plumas de animais: assine a petição!

carnaval-sem-penas
  • Escrito por Gisella Meneguelli

O carnaval está chegando e a maioria dos brasileiros adora essa festa, que é a mais popular da nossa cultura. Em todos os cantos do país, tem alguma folia acontecendo. Mas quem ama o carnaval não pode deixar que a folia passe por cima da natureza.

Os 8 mais ricos acumulam o que a metade da população mundial possui

Bill Gates
  • Escrito por Gisella Meneguelli

A ONG britânica Oxfam, de assistência social e combate à pobreza que atua em 94 países, acaba de divulgar uma pesquisa que mostra uma triste realidade: oito empresários (todos do sexo masculino) acumulam juntos a mesma quantidade de dinheiro da metade da população mais pobre do mundo, que são 3,6 bilhões de pessoas. Isso mesmo, a proporção 8 x 3,6 bilhões revela o quão desigual o mundo é social e economicamente.  

Está explicado porque a gente "se mata" em discussão política

discussão política
  • Escrito por Gisella Meneguelli

Nos últimos dois anos, os brasileiros, talvez, nunca tenham discutido tanto sobre política. Isso seria ótimo, porque a política, como qualquer questão social, deve ser debatida pela sociedade. O problema é que quando as pessoas já chegam com suas certezas em uma discussão, sem levar em conta a opinião de outras pessoas, perdem, até mesmo, a oportunidade de aprender algo. Não adianta nada participar de uma discussão se você não está disposto a ouvir.