Sociedade

Os lugares onde as mulheres são mais maltratadas

mulheres maltratadas
  • por Eliane Oliveira

Mesmo com toda a evolução tecnológica e cultural que ocorre mundialmente numa velocidade cada vez mais crescente, é impressionante como ainda existem países que conservam certas “tradições” e rituais que não fazem o menor sentido. 

Brasil tem uma única governadora mulher eleita

Fátima Bezerra
  • por Daia Florios

Em uma eleição muito sui generis onde as redes sociais desempenharam grande papel na campanha, é de se notar que, apesar de grupos fortes terem surgido contra o candidato eleito, Jair Bolsonaro - como os das mulheres unidas contra ele - apenas UMA mulher, entre as 27 unidades da federação, fora eleita governadora.

Mulheres Revolucionárias que foram consideradas loucas e internadas em um manicômio

mulheres no manicômio
  • por Deise Aur

Em nossa história várias mulheres diferentes e revolucionárias não se curvaram aos regimes totalitários e fascistas e por isso foram tratadas como loucas e banidas da sociedade. A escritora Annacarla Valeriano conta em seu livro Malacarne-Mulheres e Asilo na Itália Fascista as histórias de algumas dessas mulheres e como viveram em manicômios, por conta de serem contra o fascismo.

Dia do Professor. Uma homenagem aos nossos mestres na Vida

Dia do Professor
  • por Redação

Quem é que não teve um professor que marcou sua vida? Que ensinou alguma coisa que ficou gravado para sempre em sua memória e em sua alma? Professores são mestres em nossas vidas e nesta data especialmente dedicada a eles, não poderíamos não homenagear estes seres especiais. 

Pobreza não é desculpa para educação de má qualidade, diz OCDE

escola
  • por Gisella Meneguelli

Um dos temas mais debatidos, devido à sua importância, em toda campanha eleitoral é a educação. O tema é essencial porque é básico para o desenvolvimento de todos os demais aspectos sociais, como segurança, saúde, ciência, emprego etc.

Como salvar do inferno as meninas-noivas e todas as outras meninas indefesas

casamento infantil
  • por Redação

Vendidas, abandonadas, exploradas, estupradas, disponibilizadas aos homens, escravizadas, vítimas do tráfico. Meninas que não podem ser meninas, precisamente em uma idade em que elas deveriam apenas estudar, se divertir, se apaixonar. 700 milhões de mulheres se casaram antes da maioridade, no triste fenômeno do casamento infantil, e 200 milhões de mulheres tiveram seus mutilados.

Nobel da Paz 2018: Contra a Guerra e a Violência Sexual

Nobel da Paz 2018
  • por Daia Florios

Um forte apelo para acabar de vez com este mal tão antigo e tão ainda presente em nossa sociedade. A Violência Sexual deve ser combatida pois ela não cabe mais entre aqueles que se autodenominam Sapiens. E é exatamente isso o que o Nobel da Paz 2018 assinala este ano, dizendo principalmente que a violência sexual não pode ser usada como arma de guerra.