Sociedade

Brasil no fim da lista do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)

Brasil
  • por Gisella Meneguelli

Mais uma pesquisa revela que o Brasil está ficando mais desigual, embora nas duas últimas décadas o país tenha registrado muitos avanços no desenvolvimento humano. Mas, mesmo assim, o Relatório do Desenvolvimento Humano (RDH) 2016, lançado esta semana pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), concluiu que o Índice de Desenvolvimento Humano do Brasil (IDH) está estagnado desde 2014

Divulgada a lista dos empregadores que usam mão-de-obra escrava

mão-de-obra escrava
  • por Gisella Meneguelli

A triste realidade do trabalho escravo assola o mundo e, também, o Brasil. O uso de trabalho análogo ao escravo por empregadores brasileiros já foi tema, inclusive, da 30ª reunião do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, em 2015.

Campanha da Fraternidade 2017: Biomas brasileiros e a defesa da vida

Campanha da Fraternidade 2017
  • por Gisella Meneguelli

Este ano, o tema da Campanha da Fraternidade é “Fraternidade: Biomas brasileiros e a defesa da vida”. O lema de 2017, “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2.15), buscar alertar sobre a necessidade de cuidar e proteger a natureza.

8 de Março 2017 - Greve Internacional das Mulheres

8 de Março 2017
  • por Alice Branco

8 de Março - dia de luta para as mulheres do mundo todo, dia histórico relembrado a cada ano, data em que foram mortas as operárias têxteis, queimadas nos EUA, em 1876. Mas, este ano, 2017, o Dia Internacional das Mulheres será um dia de greve - greve de todas as mulheres - um dia de luta no mundo todo. Vamos parar, todas nós!

Como os meios de comunicação ajudam a promover o machismo

violência-mulher
  • por Gisella Meneguelli

O debate sobre a suposta neutralidade dos meios de comunicação sempre gerou polêmica, pois estes defendem que tudo podem dizer e o fazem amparados pelo direito à liberdade de expressão. A liberdade de expressão é um direito assegurado em regimes democráticos, mas todo mundo sabe (até uma criança) que não se pode ou deve dizer tudo o que vêm à mente, pois somos responsáveis pelo que dizemos e fazemos - e não poderia ser diferente em relação aos meios de comunicação.