Sociedade

Paraisópolis: erro operacional grave não. Genocídio sim

Paraisópolis
  • por Gisella Meneguelli

Vidas negras importam? A frase, que é usada pelos coletivos negros na afirmativa, não é apenas uma reivindicação, mas uma exigência de legitimidade da existência das pessoas negras em um país onde a violência direcionada a esse grupo ainda persiste.

Criado-mudo não, mesinha de cabeceira sim!

mesinha de cabeceira
  • por Gisella Meneguelli

Na vida tudo muda. Algumas mudanças são mais perceptíveis; enquanto outras são mais lentas, ao ponto de nem percebermos que as coisas ao redor estão se movendo.

Masculinidade tóxica: conceito, exemplos e como combater os mitos do homem ideal

masculinidade tóxica
  • por Gisele Maia

Homem não chora. Gosta de futebol e cerveja. Não perde uma oportunidade de fazer sexo. Está sempre desejando e abordando mulheres. Não nega fogo. É agressivo. Competitivo. Não veste rosa. Homem de verdade é provedor e bem-sucedido. Homem que cuida dos filhos, compartilha as tarefas domésticas e carrega sacola de compras é um frouxo que se deixou dominar. Essas e tantas outras afirmações sobre como os homens devem ser e se comportar são as bases para a formação do que hoje se conhece como “masculinidade tóxica”.

Dia Nacional da Consciência Negra. 20 de novembro é mais que uma data, é uma luta

Consciência Negra
  • por Cíntia Ferreira

Embora seja difícil para qualquer pessoa admitir que tem atitudes racistas, os números e uma breve observação mostram que o racismo ainda é um problema longe de ser superado. Por isso, algumas datas são tão importantes para conscientização a respeito de mazelas sociais que fazem tão mal à tantas pessoas.

Dia Mundial dos Pobres: Papa Francisco promove almoço para 1.500 moradores de rua

Papa almoço pobres
  • por Deise Aur

Ontem, domingo 17, a Igreja Católica celebrou o Dia Internacional da Erradicação da Pobreza. O objetivo da data é incentivar instituições e pessoas a ajudarem a população pobre e marginalizada, afetada pela desigualdade social e econômica. Na ocasião, o Papa Francisco realizou uma missa consagrada à esta data e, em seguida, se reuniu com 1.500 pessoas que vivem na pobreza, em almoço na imensa sala de audiências do Vaticano.