Lavenham: o vilarejo das casa tortas


Um vilarejo onde as casas são todas tortas. Realmente existe e lembra uma cantiga inglesa que falava assim: “There was a crooked man, and he walked a crooked mile. He found a crooked sixpence upon a crooked stile”. Parece que a canção pode realmente ter sido inspirada neste vilarejo bastante bizarro.

Esta é a vila de Lavenham, Suffolk, Inglaterra. Esta localidade se encontra a cerca de 70 km ao nordeste de Londres. Quase todas as casas da vila são pintadas com cores brilhantes, mas a sua principal característica são as paredes, realmente tortas.

No passado Lavenham era famosa como um vilarejo para compras. O comércio de lã, na Idade Média, lhe rendeu altos lucros. No século XV era uma das cidades mais ricas da Inglaterra graças àquele negócio rentável. Um dos testemunhos da riqueza passada do lugar é um edifício, situado em uma colina no final da rua principal, trata-se de uma igreja que teria sido muito grande em comparação com o tamanho do vilarejo, para poder ser inserida em uma praça.

Lavenham agora é principalmente uma atração turística por causa de suas casas estranhas. Por que estas são assim tão tortas? A razão é muito simples. A cidade cresceu tão rápido que muitas das casas foram construídas às pressas com madeira fresca.

A madeira secou e levou as vigas a se deformarem. E aqui é que as casas começaram a se dobrar em ângulos inesperados. Após o período do boom econômico, devido ao comércio de lã, os moradores perderam toda a sua riqueza, e por isso não puderam intervir para renovar e arrumar as casas.

Lavenham 1

Lavenham 2

Lavenham 3

Lavenham 4

O fim do bem-estar econômico para Lavenham veio com o início da produção e comercialização de têxteis Clochester. O tecido era mais leve e mais elegante do que a lã de Lavenham, mas acima de tudo, mais barato.

Lavenham 5

Lavenham 6

Lavenham 7

Lavenham 8

Assim terminou a fortuna econômica do Lavenham. Ninguém no decorrer do tempo, teve o cuidado de reestruturar as casas e agora o resultado é o que vemos nas fotos: casas que parecem surreais. Realmente o cenário perfeito para uma divertida cantiga.

Leia também: Hay-on-Wye, a cidade dos livros

Fonte fotos: unusualplaces.org




Daia Florios

Cursou Ecologia na UNESP, formou-se em Direito pela UNIMEP. Estudante de Psicanálise. Fundadora e redatora-chefe de greenMe.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Compartilhe suas ideias! Deixe um comentário...