Laranja-Kinkan
Laranja-Kinkan

Laranja-Kinkan: Benefícios e Receitas

Uma laranjeira linda que fica ótima em vaso ou em bonsais, a laranjeira-kinkan produz laranjas em miniatura comestíveis e cheias de benefícios para a saúde. Conheça estes benefícios e veja algumas receitas com laranjas-kinkan.

A casca da laranja-kinkan é fina e doce. A laranja-kinkan tem pouca polpa, com sabor azedo, caroços do tamanho de uma laranja normal, portanto, são grandes, em proporção ao seu tamanho pequeno. Podem ser consumidas inteiras ou apenas as cascas, que também são comestível.

10 Benefícios da Laranja-Kinkan

A laranja-kinkan, assim, como outras frutas cítricas, é rica em vitamina C, possui forte ação antioxidante, por isso, o seu consumo traz muitos benefícios para a nossa saúde. Vejam a seguir!

1. Ajuda na cicatrização de feridas

A laranja-kinkan, graças ao seu teor de vitamina C, estimula a capacidade de cicatrização de nosso organismo.

2. Fortalece a imunidade de nosso corpo

A vitamina C presente na laranja-Kinkan protege nossas células e fortalece a função de nosso sistema imunológico, contra a ação de bactérias e agentes virais.

3. Propriedades regeneradoras

Além da vitamina C, a laranja-kinkan possui flavonoides como:

  • a luteína
  • zeaxantina
  • carotenoides
  • bem como taninos

Os nutrientes contidos nessa fruta têm ação anticancerígena, protegendo nosso corpo do surgimento e desenvolvimento de tumores.

4. Beneficia nosso estômago e vesícula

O limoneno e pineno são substâncias nutrientes encontrados na casca da laranja-kinkan e ajudam no tratamento de pedras na vesícula, bem como aliviam os sintomas de azia e má digestão, ajudando no funcionamento e saúde do estômago.

5. Rica em minerais

A laranja-kinkan é rica em minerais, como:

  • cobre
  • ferro
  • potássio

O nosso corpo para seu bom funcionamento precisa desses minerais. O cobre e o ferro são responsáveis pela saúde de nossas células sanguíneas, pois, esses minerais transportam oxigênio para todas as partes do corpo.

O potássio é um elemento importante para a manutenção da saúde de nosso coração, pois, mantém o equilíbrio do seu ritmo e regula os níveis da pressão arterial, em nosso corpo.

6. Ajuda no tratamento de gripes e infecções da garganta

Os óleos essenciais dos frutos e folhas da laranjeira-Kinkan têm propriedades expectorantes (facilita a saída de secreções das vias respiratórias) e antitussígenas (combatem a tosse), as quais ajudam na cura da infecção de garganta e gripes.

7. Ajuda em dietas de emagrecimento

Para dietas de emagrecimento a laranja-kinkan é um ótimo ingrediente por conta de seu baixo teor de calorias.

A laranjinha-kinkan é livre de sódio, colesterol e gordura, sendo uma boa alternativa para ser consumida em dietas, contribuindo para a perda de peso.

8. Combate radicais livres

A laranjinha-kinkan possui em sua composição nutricional :

  • ferro (já citado)
  • cálcio
  • fibras
  • vitaminas C
  • vitamina A

O consumo dessa fruta ajuda a combater os radicais livres responsáveis pelos prejuízos às células de nosso corpo.

9. Diminui o risco de pedras nos rins

O ácido cítrico existente nessa fruta contribui para a evitar o surgimento ou crescimento e desenvolvimento de pedras nos rins.

10. Melhora a saúde de nossa boca

A laranja-kinkan, devido ao seu teor de alcalinidade, mantem nossa gengiva saudável e os dentes mais fortes. Importante avisar porém que, o consumo exagerado da laranja-kinkan pode resultar na diminuição de cálcio do corpo, provocando assim, a deterioração e o aparecimento de cáries nos dentes, bem como, doenças ósseas.

Veja também COMO CULTIVAR E CUIDAR LARANJA-KINKAN

laranja-kinkan

Conservação da laranja-kinkan para consumo

Em temperaturas amenas, a larinjinha-kinkan pode ser mantida em temperatura-ambiente, mas, em épocas quentes, o ideal é conservá-la na geladeira.

Quem optar e preferir congelar essa fruta precisará antes limpar bem, depois, cortar e tirar as sementes. Antes de congelar as laranjas-kinkan, coloque uma panela com água açucarada para ferver. Quando a água com açúcar levantar fervura, deve-se mergulhar as laranjas-kinkan nesse xarope (água açucarada). Após esse procedimento, coloque as frutas em potes herméticos (bem tampados) ou em sacos plásticos, para serem congeladas.

Mas o melhor mesmo é consumir a laranja-kinkan in natura (crua) e fresca.

A laranja-kinkan pode ser consumida inteira, com a casca, contribuindo melhor para obtenção de suas propriedades benéficas para a saúde de nosso corpo.

Como consumir a laranja-kinkan

A laranja -Kinkan tem uma varedade de utilizações na culinária:

  • Fruta cristalizada
  • Saladas de frutas
  • Na composição de saladas verdes
  • Geleias
  • Doce em Compotas
  • Bolos e tortas
  • Sucos, entre outras

Agora que sabemos de todos os benefícios e formas de consumo desta frutinha, que tal utilizar as dicas, a seguir, de receitas simples, que dão água na boca, para querer saborear a laranjinha-kinkan?

Receita de laranjinha-kinkan em compota

Uma boa alternativa de sobremesa, para os dias quentes. Veja a receita no vídeo abaixo:

Receita de suco e de geleia de laranja-kinkan

Um jeito de utilizar esta fruta, de duas formas ao mesmo tempo! Ótima alternativa para o café da manhã e merenda da tarde, confiram! Da laranjinha-kinkan, nada se joga! Confira o vídeo e bom apetite!

Sobre Deise Aur

Avatar
Professora, alfabetizadora, formada em História pela Universidade Santa Cecília, tem o blog A Vida nos fala e escreve para GreenMe desde 2017.

Veja Também

Farinha de caroço de abacate: alto potencial nutritivo. Benefícios e como fazer

O caroço, ou semente, de abacate possui alta concentração de compostos fenólicos, principalmente ácido oleico, …